Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

STJD decide não punir John Textor por não apresentar provas contra a arbitragem

John Textor disse ter provas de manipulação da arbitragem
John Textor disse ter provas de manipulação da arbitragemProfimedia
O tribunal pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) votou, nesta quinta-feira (14), contra a suspensão do dono da SAF do Botafogo, John Textor. Ele não apresentou provas de acusações contra a arbitragem brasileira dentro do prazo. A instância desportiva prefere aguardar os processos legais e a denúncia por parte da procuradoria.

Textor ainda deve ser denunciado pelo artigo 223 Código Brasileiro de Justiça Desportiva por "deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão". A punição pode chegar a suspensão de 90 a 360 dias e uma multa de R$ 100 mil.

Segundo informações do GE, a ideia de John Textor não é apresentar as supostas provas para o STJD. O norte-americano quer recorrer ao Ministério Público do Rio de Janeiro ou ao Ministério Público Federal, em Brasília. Ele não reconhece a competência da Justiça Esportiva para analisar o caso.

John Textor tem causado polêmica com suas declarações
John Textor tem causado polêmica com suas declaraçõesVitor Silva/Botafogo

O proprietário do Botafogo disse, em entrevista ao Jornal O Globo, que possui áudios de árbitros reclamando por "não terem propinas pagas". Em seguida, Textor explicou que os jogos seriam de "divisões menores" e que eles não teriam acontecido na Série A do Brasileirão.

Porém, em entrevista no último fim de semana, o empresário levantou suspeitas sobre jogos da elite e chegou a citar uma partida entre Palmeiras e Fortaleza no Brasileirão de 2022. A fala gerou reação do clube paulista, que prometeu processar o dono da SAF botafoguense.

"O relatório da manipulação de resultados é relacionado a um jogo que terminou em 2022, era um jogo do Palmeiras. Parece que o Palmeiras não estava envolvido. Era Palmeiras x Fortaleza. Essa prova foi enviada para a CBF, não sei quem estava envolvido nisso, eu não estava", declarou John Textor.