Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Textor acusa jogadores do São Paulo de manipularem goleada do Palmeiras

Textor não divulgou nome dos jogadores supostamente envolvidos
Textor não divulgou nome dos jogadores supostamente envolvidosAFP
John Textor, dono da SAF do Botafogo, emitiu uma carta nesta segunda-feira (1) apontando dois jogos onde, segundo ele, ocorreram manipulação de resultados favoráveis ao Palmeiras. Uma dessas partidas chama atenção, pois é justamente o clássico entre o Verdão e o São Paulo, disputado pelo Brasileirão do ano passado e vencido pelo clube alviverde por 5 a 0.

Sem citar provas, Textor afirmou, com base em um estudo elaborado com a ajuda de inteligência artificial, que cinco jogadores do São Paulo estariam manipulados no clássico contra o Palmeiras, válido pela 29ª rodada do Brasileirão. 

Naquela altura do campeonato do ano passado, o Botafogo ainda era o líder do torneio, mas o resultado de 5 a 0 favorável ao Palmeiras teria contribuído, de acordo com Textor, na arrancada paulista rumo ao título. 

Em comunicado oficial, o dono do Botafogo não citou os nomes dos atletas do São Paulo supostamente envolvidos no esquema de manipulação. De acordo com Textor, "os nomes dos indivíduos acusados foram, e devem sempre ser, redigidos e não mostrados a um 'tribunal desportivo', já que tais provas só devem ser apresentadas a procuradores e investigadores governamentais nomeados constitucionalmente", destaca o norte-americano. 

"Não tenho intenção de colocar esses indivíduos acusados em perigo antes que possam agir para se defenderem e se protegerem", acrescentou John Textor. 

Confira a carta de Textor na íntegra clicando aqui

O São Paulo posicionou-se após a publicação de Textor e repudiou as alegações feitas pelo proprietário da SAF do Botafogo, destacando que tomará as medidas legais cabíveis em relação ao caso. 

"Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história. O clube já acionou seu departamento jurídico, que estudará e tomará as medidas cabíveis na esfera legal", pontuou o Tricolor. 

O outro jogo em questão citado pelo empresário norte-americano foi a vitória do Palmeiras sobre o Fortaleza por 4 a 0, em 2 de novembro de 2022, ano que o clube paulista também sagrou-se campeão nacional. 

Árbitros também na mira de Textor

No texto divulgado, Textor ainda acusou árbitros que teriam supostamente se envolvido em um esquema de combinação de resultados. 

"Já tomei medidas para fornecer provas abrangentes relativas aos jogos a um procurador sobre uma sequência de manipulações que devastou o campeonato de 2023. Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar certas combinações suspeitas. Ao atuarem juntos como Árbitro de Jogo e Árbitro Assistente de Vídeo, indivíduos presidiram jogos manipulados. Eles cometeram erros de arbitragem devastadores, que garantiram resultados manipulados", publicou o norte-americano.