Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tite é apresentado no Fla, mira Liberta e diz por que voltou em 2023: "Ajuste de datas"

Tite teve primeiro contato com a imprensa em coletiva de apresentação
Tite teve primeiro contato com a imprensa em coletiva de apresentação Marcelo Cortes/Flamengo
Tite foi apresentado oficialmente como o novo técnico do Flamengo nesta segunda-feira (16). No primeiro contato do ex-comandante da Seleção Brasileira com os jornalistas, Tite enalteceu a história rubro-negra e comentou sobre a opção de voltar a trabalhar ainda em 2023, apesar de ter dito que só retornaria à casamata no próximo ano.

"Eu prefiro colocar assim, respeitando as colocações diferentes, um "ajuste de datas". Por que? O objetivo do Flamengo de 2024, o trabalho, e essa foi a premissa da conversa, do interesse. Da minha forma também, de 2024", disse Tite.

"Eu lembro que quando nós conversamos a respeito, o (Marcos) Braz sabe, porque ele está me olhando, e me disse assim: "como é que a gente ajusta os teus objetivos profissionais com os objetivos e necessidades do Flamengo?". Ele (o objetivo) é de 2024? É. Mas como que ele pode ser para um necessidade que temos agora? Foi aí que o projeto pesou mais forte", salientou o ex-treinador da Seleção.

Os planos de Tite neste momento são claros: buscar a vaga direta na Libertadores e também avaliar o elenco pensando nos ajustes que serão feitos para 2024. 

"Esse ajuste de datas também traz benefício. Traz risco e benefício. Porque o objetivo é a classificação na Libertadores, direto. Esse é o objetivo real. É o que é. A perspectiva de título que tem matemática (...) É, mas ela (perspectiva) é sonho. Nós temos realidade em relação a isso", observou.

"E ela tem o risco porque são nove equipes muito próximas na zona de classificação à Libertadores, onde o campeonato é extremamente disputado (...) Também conhecer todos os atletas (outro benefício). Estar trabalhando agora é importante. Esse ajuste acabou acontecendo dentro desse projeto inicial. Eu considero como uma percepção da grandeza do Flamengo, dos seus objetivos", reforçou Tite. 

"Orgulho e responsabilidade"

O treinador exaltou ainda a história do Flamengo, relembrando sua época de jogador e a responsabilidade imbuída em comandar um clube de tamanha grandeza. 

"Por mais programação daquilo que se deva fazer, sempre as informações são captadas. E uma que me capta mais é quando eu joguei contra o Flamengo. Um time que tinha Adílio, Andrade, Zico e depois Tita, ainda bem que eu não peguei Zico, ele estava recém ido para a Itália, e Lico. Fora Nunes e outros mais", recordou. 

"Mas essa composição era Júnior, Leandro, e eu na Portuguesa na época. O quanto eu corri atrás, o quanto eu passei de sufoco (...) Falei isso para mostrar a história, a grandeza e o quanto eu sei da alegria que o torcedor tem em ver sua equipe, do quanto vou estar empenhado em transmistir também de alguma forma, participar desta alegria para poder transmitir a eles (torcedores). Da grandeza do clube e do orgulho. É um orgulho, é um desafio e uma responsabilidade muito grande", celebrou o treinador. 

A estreia de Tite no comando do Flamengo será na próxima quinta-feira (19), contra o Cruzeiro, às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela 27ª rodada do Brasileirão. O rubro-negro é atualmente o quinto colocado, com 44 pontos.