Top 10 destaques do Brasileirão 2023: os craques e em quem você precisa ficar de olho
Na última temporada, o meia Gustavo Scarpa foi eleito o craque do Brasileirão, sendo um dos pilares do Palmeiras, campeão nacional. A temporada foi a última do jogador antes de se transferir para o futebol inglês. Atualmente, Scarpa defende as cores do Nottingham Forest, na Premier League.
Confira a tabela do Brasileirão
Com a chegada da edição 2023 do Brasileirão, outros nomes se posicionam na luta pelo título de craque do torneio. E eles já começam o campeonato carregando também a esperança de seus torcedores.
Suárez
"El Pistolero" venceu os dois campeonatos que disputou com o Grêmio até então - a Recopa Gaúcha e o Campeonato Gaúcho. A missão será agora levar sua fama de artilheiro pelos gramados da elite brasileira. Suárez tem experiência de sobra quando o assunto é ser campeão nacional: foi bicampeão uruguaio com o Nacional em 2005/06 e 2022, faturou a Eredivie 2010/11 com o Ajax, foi tetracampeão de LaLiga com o Barcelona (2014/15, 2015/16, 2017/18 e 2018/19) e venceu ainda uma outra LaLiga com o Atlético de Madrid (2020/21).
Artilheiro da Eredivisie 2009/10, com 35 gols; da Premier League 2013/14, com 31 gols; e de LaLiga 2015/16, com 40 gols, Suárez está preparado para ampliar sua fama no país pentacampeão mundial.
Marcelo
O veterano lateral Marcelo está de volta ao futebol brasileiro depois de 17 anos. No dia 12 de novembro de 2006, ele fez seu último jogo com da primeira passagem pelo Fluminense, justamente em uma partida do Brasileirão: vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, no Maracanã. O então garoto de 18 anos, contratado para ser o substituto de Roberto Carlos no Real Madrid, deu mais do que certo, conquistando cinco Champions. Ele agora retorna para casa. E é, sem sombras de dúvidas, uma das maiores atrações do Brasileirão 2023.
Hulk
Hulk é uma máquina de gols no futebol brasileiro. Em 2021, logo em sua primeira temporada no retorno ao Brasil, liderou o Atlético-MG ao título do Brasileirão, uma taça que não vinha há exatos 50 anos. Só naquele Campeonato Brasileiro, ele marcou 19 gols em 35 jogos, e fechou a temporada sendo o maior goleador do país, com 36 em todas as competições.
Em 2022, apesar de ter entrado em campo em apenas 25 jogos no Brasileirão, balançou as redes 12 vezes. Nesta temporada, ele quer liderar novamente o Atlético-MG à conquista do título nacional.
Pedro
Pedro movimentou o futebol brasileiro em 2022, pelo Flamengo. Ele chegou a viver um período de ostracismo no clube carioca, ocupando o banco de reservas e sendo até ligado a rumores de uma possível transferência para o futebol europeu. No entanto, ganhou nova vida com a chegada de Dorival Júnior e fechou a temporada passada com 29 gols em 59 partidas, com 11 tentos apenas no Brasileirão. Em destaque, ele foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Catar.
Cano
O argentino Cano é um dos maiores goleadores do futebol mundial na atualidade. Ele foi o artilheiro do Brasileirão 2022, indo às redes 26 vezes. Foi o maior número de gols em uma temporada do torneio desde que Washington marcou 34 pelo Athletico-PR em 2004. Naquela edição, todavia, o torneio teve 46 rodadas, diferentemente das 38 atuais.
Cano correu para a ponta da artilharia com uma sequência impressionante no fim do último Brasileiro, com gols em cada uma das cinco últimas rodadas. O goleador do Fluminense é uma das maiores ameças às defesas adversárias e está ansioso por "fazer o L", uma homenagem ao filho Lorenzo, por mais jornadas no Brasileirão 2023.
Rony
Jogador de confiança do técnico Abel Ferreira, Rony é um atacante de qualidade, com presença de área e bolas na rede. Foram 12 gols em 33 jogos no Brasileirão da última temporada, sendo essencial na campanha do título palmeirense. A boa fase o levou até mesmo a receber sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira, sendo convocado neste ano para o amistoso contra o Marrocos, o primeiro desafio pós-Copa.
Calleri
O argentino é o principal expoente ofensivo do São Paulo. Ganhou até uma música que é ecoada no estádio do Morumbi com muita frequência: "Toca no Calleri que é gol". Ele foi o terceiro maior artilheiro da última edição do Campeonato Brasileiro, com 18 gols em 36 jogos.
Pedro Raul
A principal contratação do Vasco para a temporada 2023 é Pedro Raul. Por mais que tenha vivido momentos ruins em seu começo no clube, o jogador tem um poder de fogo que ficou conhecido em todo o país na última edição do Brasileirão, quando balançou as redes 19 vezes com a camisa do Goiás. Em determinado momento da competição, ele chegou a rivalizar com Cano pela artilharia. Nesta temporada, ele já é o artilheiro do Vasco, com sete gols em 13 jogos.
Raphael Veiga
Depois de um 2022 com lesões e problemas físicos, Raphael Veiga fez um trabalho especial durante as férias e a pré-temporada. O jogador parece estar no seu melhor nível e é um dos pilares do Palmeiras de Abel Ferreira. Nesta temporada, já são cinco gols e cinco assistências em 15 partidas. Ditando as ações em um time multicampeão, o jogador tem tudo para ser um dos craques do Brasileirão, no lastro vitorioso deixado por Gustavo Scarpa.
Renato Augusto
Aos 35 anos, Renato Augusto é o principal expoente criativo do Corinthians. E sua presença em campo muda a dinâmica de jogo do clube paulista. Foram oito assistências na última temporada, sendo três no Brasileiro. Tudo que o torcedor corintiano deseja é que Renato esteja saudável. Caso ele permaneça por um bom período de 2023 longe de lesões, as chances do Timão ter um grande ano aumentam de forma considerável, incluindo a jornada no Brasileirão.