Vanderlei Luxemburgo é o plano A do Cruzeiro para se livrar do rebaixamento
Quando da transição para SAF, o Cruzeiro, já sob o comando de Ronaldo, decidiu não contar mais com os serviços de Luxemburgo, que estava à frente do time em 2021 e salvou a equipe do rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro.
À época, a escolha da SAF foi pelo uruguaio Paulo Pezzolano, hoje no Real Valladolid e responsável por comandar o Cruzeiro na campanha que reconduziu o time à Série A na temporada passada.
Quando da decisão da SAF, Luxemburgo afirmou que não guardou qualquer tipo de rancor em relação a Ronaldo e os gestores celestes.
"Não tenho nenhum problema de o Ronaldo não ter ficado comigo. Ele é o presidente, comprou uma empresa, a minha relação pessoal com ele é de amizade, eu continuo gostando dele da mesma forma.
"Ele comprou a empresa e entendeu que o técnico Vanderlei Luxemburgo, amigo dele, não cabia no projeto que ele tem dentro da empresa dele. Ponto", disse o treinador à Rádio Transamérica.
Luxemburgo foi demitido do Corinthians em setembro passado. Foram 38 partidas, com 14 vitórias, 12 empates, 12 derrotas, um aproveitamento de 48%. O veterano treinador deixou o Timão na décima posição no Brasileirão.
Caso seja confirmado no Cruzeiro, esta seria a quarta passagem de Luxemburgo pelo time mineiro. A mais vitoriosa foi em 2003, quando conduziu o time à Tríplice Coroa, com os títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.
Desta vez, o cenário é igualmente desafiador. O treinador terá seis jogos para livrar o time da Série B. O Cruzeiro é o 17º colocado, com 37 pontos, um abaixo do Bahia, que é o primeiro time fora do Z-4.