Vasco derrota Cuiabá no Luso Brasileiro e volta a vencer após 10 jogos
Com o resultado, o Vasco deixou vice-lanterna do Brasileirão e subiu para o 18º lugar. A equipe segue no Z-4, com nove pontos conquistados, e encerrou uma série de 10 jogos sem vencer, sendo seis derrotas seguidas. Esta foi apenas a segunda vitória cruzmaltina no Brasileirão. A outra foi na primeira rodada, quando superou o Atlético-MG, em Belo Horizonte, por 2 a 1.
Veja como foi Vasco 1 x 0 Cuiabá
O Cuiabá segue estagnado na 16ª posição da tabela de classificação. O Dourado é o primeiro time fora do Z-4, com 12 pontos. A equipe completou o terceiro jogo sem vitórias no Brasileirão. Nos últimos cinco jogos, o Cuiabá teve apenas um triunfo.
Briga de foice
Vasco e Cuiabá protagonizaram um dos piores primeiros tempos do Brasileirão até o momento. Foi uma verdadeira briga de foice entre os dois times. No campo do Luso Brasileiro, sem torcida, o Dourado foi até um pouco mais efetivo, com Wellington Silva vencendo as disputas individuais contra a marcação vascaína. Só que faltava aquela qualidade para deixar Deyverson em posição de marcar.
Do lado do Vasco, o time usou e abusou da ligação direta durante boa parte da etapa inicial. Quando teve tranquilidade para colocar a bola no chão, o time até deu algum trabalho para o Cuiabá. Mas nada que realmente assustasse o goleiro Walter. Aliás, o arqueiro do Dourado e Léo Jardim foram meras testemunhas.
50 minutos depois + acréscimos: Enfim, a melhor jogada!
A primeira jogada de perigo de todo o jogo só foi acontecer aos cinco minutos da etapa final. Gabriel Pec fez uma grande jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para a área do Dourado. Alex Teixeira se esticou para desviar, mas não pegou em cheio e a bola morreu na linha de fundo. Uma incrível chance desperdiçada pelo cruzmaltino.
O gol do alívio
O Vasco já vinha sendo um pouco melhor no segundo tempo de jogo. A equipe utilizou-se bastante da velocidade de Gabriel Pec e teve algumas oportunidades. Aos 29 minutos da etapa final, Figueiredo acabou levando um pisão de Raniele dentro da área. Inicialmente, a arbitragem mandou o lance seguir, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo.
Na revisão, ele acabou marcando a penalidade máxima. A responsabilidade de bater um pênalti tão importante ficou com Jair. E ele não se intimidou. Uma pancada no alto, buscando o canto direito de Walter, que nada pode fazer. O gol do alívio e que visualmente tirou um peso gigantesco das costas dos jogadores vascaínos, que viveram dias complicados desde a derrota para o Goiás e a saída de Maurício Barbieri.
Próximos desafios
O Vasco volta a campo no domingo (2), quando o time terá pela frente o clássico contra o líder Botafogo, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos. O Cuiabá terá pela frente o Santos, na Arena Pantanal, também no domingo (2), às 18h30 (de Brasília). Ambos os jogos serão pela 13ª rodada do Brasileirão.