Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Você se tornou o goleiro": Mundo da bola presta homenagem a Buffon

Josias Pereira, com informações da AFP
Gianluigi Buffon comemoram o título da Serie A em 2016
Gianluigi Buffon comemoram o título da Serie A em 2016AFP
O goleiro Gianluigi Buffon, vencedor da Copa do Mundo de 2006, anunciou sua aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (2), aos 45 anos. A notícia provocou grande comoção e homenagens no mundo do futebol.

"Isso é tudo, pessoal! Vocês me deram tudo. Eu dei tudo a vocês. Fizemos isso juntos", publicou Buffon nas mídias sociais.

Buffon ganhou 10 títulos da Serie A italiana com a Juventus, mas encerrou sua carreira onde tudo começou, no Parma.

"Gostaríamos de agradecer a você mais uma vez. É um daqueles momentos que vamos lembrar na história do futebol", disse a Juventus em um comunicado.

"Você não foi apenas o melhor, você fez mais do que isso, você se tornou o goleiro."

Gianluigi Buffon é celebrado pelos colegas de equipe na época de Juventus
Gianluigi Buffon é celebrado pelos colegas de equipe na época de JuventusAFP

Foi no Parma que ele ganhou seu único troféu europeu - a Copa da UEFA de 1999 (agora Liga Europa). Buffon, no entanto, deixa os gramados sem o título da Liga dos Campeões, tendo perdido três vezes a decisão quando defendia a Juventus.

O Parma prestou uma bela homenagem ao goleiro, dizendo que ele é "um homem, um campeão, um capitão do clube e da cidade".

"Ao longo de sua ilustre carreira, Gigi foi inigualável, com suas habilidades, uma determinação implacável e uma paixão inabalável tanto no campo quanto fora dele", disse o proprietário do Parma, Kyle Krause.

Buffon também conquistou o título da Ligue 1 com o Paris Saint-Germain na temporada 2018/19, antes de retornar à Juventus por mais dois anos.

Gianluigi Buffon em sua apresentação no PSG, em evento no Parque dos Príncipes
Gianluigi Buffon em sua apresentação no PSG, em evento no Parque dos PríncipesAFP

Kylian Mbappé, ex-companheiro do goleiro no PSG, foi às redes sociais prestar homenagem a Buffon.

"Foi uma grande honra para mim ter a chance de conviver contigo em sua carreira lendária. Você é um homem de ouro que me deu conselhos preciosos que guardarei comigo pelo resto da minha vida", escreveu.

Buffon e Cristiano Ronaldo, companheiros na Juventus
Buffon e Cristiano Ronaldo, companheiros na JuventusAFP

Buffon detém o recorde de maior número de partidas disputadas na Série A (657) e é o jogador mais convocado da história da Itália, com 176 aparições (1997-2018).

Foram cinco Copas do Mundo. O currículo inclui o título mundial em 2006, quando a Itália venceu a França na disputa de pênaltis, e a eliminação na primeira fase quatro anos depois.