Amazonas e Paysandu garantem acesso à Série B do Brasileirão
Fundado em 2019, o Amazonas vive uma ascensão meteórica. Depois de subir para a Série C em seu primeiro ano na D, a equipe repetiu a dose, e agora disputará a Segunda Divisão em 2024. A Onça Pintada vai encerrar um jejum de 17 anos sem times amazonenses na Série B, desde o São Raimundo em 2006.
Veja como foi Amazonas 2x0 Botafogo-PB
Antes disso, o Amazonas busca o título da Série C. A equipe de Wesley Couto garantiu a liderança do Grupo C, com 12 pontos, e avançou à final, contra o Brusque. Os catarinenses ainda jogam no domingo (8), mas já asseguraram o primeiro lugar do Grupo B — e o acesso.
Sassá estava suspenso contra o Botafogo-PB, mas é o grande destaque da campanha do Amazonas. O atacante ex-Botafogo e Cruzeiro é o artilheiro isolado da Série C, com 17 gols em 21 jogos.
Papão segura Voltaço e encerra drama
Seis anos depois, o Paysandu voltará a disputar a Série B. O acesso pôs fim à agonia do Papão da Curuzu, que havia batido na trave em todas as temporadas desde o rebaixamento, em 2018.
A equipe de Hélio dos Anjos cumpriu a missão de forma dramática. Em confronto direto com o Volta Redonda, fora de casa, o Paysandu podia até perder por um gol — e foi isso que aconteceu.
O Voltaço abriu o placar aos 14 minutos do segundo tempo. A partir daí, pressionou muito em busca do gol que garantiria o acesso. O Paysandu chegou a levar uma bola na trave, mas segurou o resultado e garantiu o alívio.
O último acesso da Série C será conhecido neste domingo (8), na rodada derradeira do Grupo B. São Bernardo-SP, São José-RS e Operário-PR lutam pela vaga.