Conheça Arda Güler, a mais nova grande aposta do Real Madrid

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conheça Arda Güler, a mais nova grande aposta do Real Madrid

Arda Güler, nova contratação do Real Madrid
Arda Güler, nova contratação do Real MadridProfimedia
Arda Güler, de apenas 18 anos, é o grande talento turco pelo qual metade da Europa estava em busca. O Real Madrid, enfim, venceu a corrida por sua contratação, mas pouco se sabe sobre ele. O Flashscore vai te contar detalhes de como ele joga, por que tanto interesse e curiosidades da carreira da joia turca.

Arda Güler, que se juntará ao Real Madrid por 20 milhões de euros (cerca de R$ 105 milhões) e outros acréscimos, nasceu em Ancara, capital da Turquia, em 25 de fevereiro de 2005. Conhecido em sua terra natal como o "Messi turco", ele cresceu nas categorias de base do Genclerbirligi Ankara e se transferiu para o Fenerbahçe em 2019.

Sua precocidade empolgou toda uma nação, que não tem a oportunidade de desfrutar de grandes talentos com frequência. Desde que chegou ao Fenerbahçe, o jovem deu saltos e saltos. Com apenas 18 anos, ele já acumula duas temporadas na elite do futebol turco. 

Arda Güler em uma partida contra o Galatasaray.
Arda Güler em uma partida contra o Galatasaray.Profimedia

Outro grande marco que ele alcançou foi saltar diretamente da equipe sub-17 da Turquia para a seleção principal. Essa projeção faz com que os turcos sonhem em voltar à Copa do Mundo, algo que não alcançam desde que terminaram em terceiro lugar em 2002, sob o comando do lendário Hakan Sükur.

O que o Real Madrid comprou

Voltando ao assunto em questão, a grande maioria dos torcedores do Real Madrid está ciente de que um bom jogador foi contratado, mas há muitas dúvidas sobre como ele se encaixará no time do Real Madrid. Nós do Flashscore esclarecemos essas dúvidas, pois vale a pena conhecer melhor a joia otomana.

Arda Güler está jogando no Fenerbahçe, um dos clubes mais fortes da Superliga, desde 2021, e normalmente é um ponta direita, mas tem habilidades para fechar e jogar no meio-campo.

Na temporada 2022/23, ele começou a aumentar sua presença, passando de uma média de 25 minutos jogados para 46. O aumento da minutagem fazia parte do plano de desenvolvimento do atleta, estabelecido pela equipe turca. 

Estatísticas de Arda Güler no campeonato turco
Estatísticas de Arda Güler no campeonato turcoFlashscore

Sua capacidade de estar perto do gol se destaca. Desde que passou a ser um jogador da equipe principal do Fenerbahçe, ele disputou 51 partidas, nas quais participou de 21 gols, seja como autor ou como assistente. Na liga, em suas duas temporadas combinadas, ele marcou sete gols e participou de outros seis.

Com essas características, é óbvio supor que ele seria, por exemplo, um substituto garantido do brasileiro Rodrygo no flanco direito. Da mesma forma, ele poderia ser uma alternativa a jogadores como Fede Valverde ou Luka Modric no meio-campo.

Seu mais recente lampejo de brilhantismo foi o passe para Michy Batshuayi marcar na final da Copa da Turquia. Sua equipe acabou levantando o troféu com uma vitória de 2 a 0 sobre o Istanbul Basaksehir.

Um mágico com a bola

Com 1,76m, Güler tem um centro de gravidade baixo, o que lhe dá um controle de bola primoroso. Ele é impecável no drible e se movimenta como se a bola estivesse presa à sua chuteira. Assim como Messi, ele é especialista em jogar por dentro, onde decide se vai definir ou passar entre as linhas.

"Ele tem muito de Guti em sua maneira de jogar, na forma como manuseia a bola, na maneira como se movimenta e na maneira como gosta de jogar. Também vejo coisas de Mesut Ozil nele, mas ele me lembra mais o Guti. Às vezes, os zagueiros à sua frente não vão de primeira porque têm muito respeito por sua habilidade e suas fintas, pois sabem que ele pode desequilibrá-los com um único movimento. Ele joga muito com o corpo e procura o último passe. Ele é muito sutil, sim, como o Guti. Com a pouca idade que tem, conseguir esse respeito dos rivais tem muito mérito", disse Tayfun Korkut (49), ex-Real Sociedad e ex-jogador da seleção turca, em entrevista ao "Diario AS".

Desde setembro de 2022, a joia turca se tornou titular da equipe nacional. Ele marcou seu primeiro gol - uma verdadeira obra-prima - pela equipe principal em 19 de junho contra o País de Gales nas eliminatórias para a Euro 2024.

Batalha justificada

Embora ele ainda não seja muito conhecido no velho continente, a luta que equipes como Sevilla, Real Madrid e FC Barcelona travaram por seus serviços é totalmente justificada.

Todos eles viram seu potencial e não quiseram deixar passar a oportunidade de tentar contratá-lo. No final, foi o clube presidido por Florentino Pérez que colocou na mesa um pouco mais do que a cláusula de rescisão indicava (17,5 milhões de euros) para contratá-lo e manter sua política de desenvolvimento de talentos emergentes.

Acompanhe as notícias do mercado da bola