Fenerbahçe divulga acerto com técnico José Mourinho
Mourinho retorna ao comando de uma equipe depois de ter sido demitido da Roma no início do ano. “As negociações foram iniciadas com José Mario dos Santos Mourinho Felix para o cargo de técnico”, disse o clube em um comunicado à Plataforma de Divulgação Pública (KAP), horas antes do anúncio oficial.
O experiente Mourinho, que já comandou alguns dos maiores clubes da Europa, está pronto para assumir a equipe que terminou em segundo lugar na Super Lig - três pontos atrás do campeão e rival Galatasaray, de Istambul.
Esse segundo lugar colocou o Fenerbahçe na segunda rodada das eliminatórias da Liga dos Campeões da próxima temporada.
“(Para a Liga dos Campeões) é difícil porque faltam três rodadas para a classificação e oito jogadores estão na Eurocopa e não virão para a pré-temporada antes da primeira rodada. Vocês sabem que eu gosto de desafios, portanto, se eu for, vamos lutar para estar na Liga dos Campeões”, acrescentou.
Decisão tomada
“Decidi que quero ir (para o Fenerbahçe), mas ainda não está decidido, não posso confirmar oficialmente”, disse Mourinho à Sky Sports, antes de postar um vídeo no perfil oficial do clube, confirmando que está mesmo de casa nova.
Mourinho substituirá o técnico turco Ismail Kartal, de quem o Fenerbahçe se despediu na sexta-feira, depois de ter perdido apenas uma partida na liga na última temporada. No entanto, os seis empates da equipe custaram caro na disputa pelo título.
Trajetória de sucesso
Mourinho, que conquistou títulos em clubes como Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United, terá a tarefa de ajudar o Fenerbahçe a conquistar seu primeiro título do campeonato desde a temporada 2013-14.
O técnico de 61 anos também ajudou a Roma a conquistar seu primeiro troféu europeu ao vencer a Liga Conferência em 2022, além de levá-la à final da Liga Europa no ano seguinte, perdendo para o Sevilla nos pênaltis.
Mas ele foi demitido em janeiro deste ano, quando a Roma estava em nono lugar na Série A. Ele foi substituído pelo ex-jogador italiano Daniele De Rossi e a Roma terminou em sexto lugar, classificando-se para a Liga Europa.