City vence United nos pênaltis e abre temporada com título da Supercopa da Inglaterra
A partida foi a primeira oficial dos dois times, que chegaram para o confronto após poucos jogos na pré-temporada. O City fez quatro partidas, enquanto o United fez uma a mais.
Veja como foi Manchester City x Manchester United
Em duelo equilibrado, com as equipes ainda aquém do ritmo físico e técnico ideal, os Red Devils levaram a melhor. O jogo marcou a estreia do atacante brasileiro Savinho pelo City.
Os dois times fazem suas estreias na Premier League no próximo final de semana. O City visita o Chelsea, logo na primeira rodada, no domingo (18), com o United recebendo o Fulham na sexta (16).
Ainda em começo de temporada, os rivais não contaram com força total. Alguns atletas ainda estão de férias após disputarem a Euro, com outros tendo começado o duelo no banco de reservas, servindo de opção para o decorrer do clássico.
Primeiro tempo morno
O primeiro tempo teve domínio do City em boa parte da etapa, com o United tendo a missão de defender os avanços do seu rival. O time do técnico Guardiola acertou a trave vermelha com McAtee aos 23 minutos na melhor oportunidade pelo seu lado nos primeiros 45 minutos.
O United demorou a se soltar mas, quando isso aconteceu, levou perigo. Diallo teve duas chances, com o brasileiro Casemiro tendo boa participação na construção das jogadas ofensivas dos Reds, que também assustou com Rashford.
United com espaço
O City, por pouco, não saiu atrás no segundo tempo quando Bruno Fernandes acertou a gaveta de Ederson aos 8 minutos. Um impedimento foi flagrado pela arbitragem para manter o placar em branco. A etapa final foi de maior movimentação dos dois lados, que fizeram as esperadas mudanças, com direito a estreia de Savinho pelo City.
O United ocupava bem os espaços que o City dava para contra-atacar. Rashford desperdiçou grande chance aos 29 minutos ao acertar a trave de frente para Ederson.
Gols no final e pênaltis
Em nova jogada pelo lado direito do ataque, com liberdade de sobra, Garnacho recebeu e levou pra dentro antes de finalizar no canto do goleiro brasileiro, abrindo o placar a 10 minutos do fim. O City chegou ao empate aos 44 minutos com gol de cabeça de Bernardo Silva, uma das importantes peças que saíram do banco para fazer a diferença, levando a decisão para as penalidades.
Nos pênaltis, Bernardo Silva quase virou vilão ao bater mal sua cobrança, logo no primeiro chute do City. Ederson defendeu chute de Sancho, o quarto do United, antes de Savinho deixar sua marca para deixar tudo igual, antes da quinta cobrança ser bem convertida pelos dois lados. Nas cobranças alternadas, Evans isolou, antes de Akanji converter para fazer o City começar a temporada levantando mais uma taça.