Palmeiras x São Paulo: Decisão da Supercopa Rei terá anúncio da decisão do VAR aos torcedores

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Supercopa entre Palmeiras e São Paulo terá árbitro anunciando decisão do VAR à torcida

CBF quer implementar sistema nos jogos da Série A e da Copa do Brasil
CBF quer implementar sistema nos jogos da Série A e da Copa do Brasil Rodrigo Ferreira/CBF
O clássico entre Palmeiras e São Paulo no próximo domingo (4), no Mineirão, pela decisão da Supercopa Rei, terá uma novidade. As decisões do árbitro Bráulio da Silva Machado no VAR serão anunciadas ao público presente no estádio por meio do sistema de som. A iniciativa já está sendo feita pela FIFA em competições como o recente Mundial de Clubes.

A comissão de arbitragem da CBF recebeu a autorização da FIFA para implementar a iniciativa na Supercopa Rei. O jogo entre Palmeiras e São Paulo será um teste para o sistema, já que o desejo da entidade que rege o futebol nacional é que a comunicação seja feita nos jogos da Série A e também na Copa do Brasil. 

Acompanhe Palmeiras x São Paulo no Flashscore 

"Existe um protocolo, a gente está treinando os árbitros. São palavras simples, sem muita complicação, é a decisão final. Ele vai explicar o motivo e qual é a decisão que ele tomou", declarou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. 

"Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente entende que é um passo a mais, já trabalhamos com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. As decisões que os árbitros tomarem através do VAR, assim como já foi feito nos Mundiais de Clubes da FIFA, os árbitros vão anunciar as suas decisões", acrescentou Seneme, apontando os avanços que a CBF têm buscado em relação à abitragem no país.

"A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final", finalizou Wilson Seneme.