Cinco jogadores são despedidos depois de participarem de torneio amador de Agüero
O primeiro a ser despedido foi o meia Lautaro Torres, do Los Andes, que disputou a Copa Potrero na sexta-feira passada, um dia antes da sua equipa perder a final contra o Colegiales pela subida ao segundo escalão.
Nesse jogo da Copa Potrero, Torres representou o Montereyes e entrou com o pseudônimo "Luciano" Torres, mas foi facilmente reconhecido. Ele, no dia seguinte, foi titular em jogo do Los Andes.
O clube anunciou a decisão de "retirar Lautaro Torres do plantel" e garantiu estar "trabalhando na sua rescisão contratual, devido a uma conduta que constitui uma falta grave".
Pouco depois, foi a vez de Juan Ramón Zarza, jogador que estava emprestado ao Excursionistas (terceira divisão), mas cujo passe pertence ao Independiente, deixar o clube.
Daniel Seoane, secretário geral do Independiente, disse à rádio local La Red que, depois de conversar com o agente de Zarza, os advogados irão conversar com o jogador para rescindir o seu contrato.
O mesmo aconteceu a Ian Vera, jogador de 19 anos emprestado ao San Lorenzo, que disputou partidas pelo Alto Pasto na Copa Potrero.
De Tévez a Zárate
"Rescindiram o meu contrato. Não me comunicaram, soube pelas redes sociais", disse Vera ao canal de streaming AZZ na segunda-feira.
O quarto jogador a ser afastado foi o zagueiro Agustín Minnicelli, do Comunicaciones (terceira divisão), sendo que o próprio clube da capital anunciou que ele "foi afastado do plantel profissional por ter jogado no torneio amador Copa Potrero".
E o quinto caso é o de Alejo Sarco, jogador do Vélez, considerado uma das promessas do clube, que estava em conflito com o emblema argentino há meses por recusar a renovar o seu contrato.
Premiação chamativa
Neste contexto, Agüero, ex-Manchester City, falou sobre as decisões dos clubes.
"Há equipes que estão na fase final, como o Los Andes, mas a maioria rescindem os contratos para não pagar (salários em) dezembro. Eles procuram a desculpa perfeita e ninguém diz nada. Eu não me envolvo, mas não digam que é por causa da Copa Potrero", disse Agüero à ESPN.
A competição distribuiu prêmio de US$ 210 mil à equipe vencedora, quase três vezes mais do que o vencedor da Taça Argentina.
Na Copa Potrero, além de jogadores em atividade, há também ex-jogadores com uma longa história, como Carlos Tévez, Gonzalo Bergessio, José Sand, Mauro Zárate, Ariel Ortega e Marcelo Barovero.