Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futuro do United tem tudo para ser brilhante após primeira conquista de Ten Hag

Ten Hag chegou a um clube tumultuado dentro e fora de campo
Ten Hag chegou a um clube tumultuado dentro e fora de campo AFP
A seca de quase seis anos do Manchester United foi quase ignorada durante a preparação para a final da Copa da Liga, já que a espera do Newcastle por uma grande conquista se estendeu por quase sete décadas.

Uma vitória de 2 a 0 em Wembley fez com que a porta da sala de troféus Old Trafford se abrisse novamente e, talvez o mais importante, deu um vislumbre de coisas maiores a serem feitas pelo técnico holandês Erik ten Hag.

O ex- treinador do Ajax chegou a Old Trafford com o clube em um estado de tumulto dentro e fora de campo depois de terminar em sexto lugar na Premier League na última temporada.

Mas enquanto há pouco que ele possa fazer sobre a futura propriedade dos 20 vezes campeões ingleses, que a família americana Glazer expressou o desejo de vender, em campo ele está formando um time que parece capaz de reviver os dias de glória.

Uma temporada que começou sob uma nuvem em forma de Cristiano Ronaldo foi transformada desde que o craque português foi finalmente embora, após polêmica com o treinador. 

Devagar e sempre

Ten Hag foi calmamente moldando uma equipe inteligente que trabalha incansavelmente e está começando a fazer da vitória um hábito. Um triunfo na Copa da Liga encerrou a maior espera do clube por um troféu desde 1983.

E a temporada ainda pode melhorar. Eles estão na quinta fase da FA Cup, nas oitavas de final da Liga Europa — depois de eliminarem o Barcelona no meio da semana — e no terceiro lugar da Premier League, ainda vivos na briga pelo título.

Ten Hag experimentou alguns dias iniciais difíceis. Uma goleada de 4 a 0 em Brentford em agosto previu que ele poderia estar fora antes do outono. Depois, houve uma humilhante derrota de 6 a 3 para o Manchester City.

Desde esta goleada no Etihad no início de outubro, o United perdeu apenas duas vezes em todas as competições, o atacante Marcus Rashford se tornou goleador e a contratação do meio-campista Casemiro pareceu uma tacada de mestre.

Elenco forte

Algumas peças importantes são uma defesa construída em torno de Lisandro Martínez e Raphaël Varane, o ponta Antony, que está se tornando o favorito dos torcedores, e até mesmo o centroavante Wout Weghorst, uma contratação enigmática que parece disposta a correr muito pelo treinador. Mas não se trata tanto de indivíduos. Para Ten Hag, a chave é ter todos os jogadores remando na mesma direção.

"Ganhar um troféu mostra que vale a pena sofrer e sacrificar-se para dar o melhor de si todos os dias", disse ele aos repórteres. "Se você quer provar algo, você tem que ganhar algo. Isto mostra que estamos em um bom caminho. Ficaremos felizes por 24 horas, mas não ficaremos satisfeitos porque a satisfação leva à preguiça".

Ten Hag disse que a confiança da vitória de domingo pode ser uma chave para o resto da temporada.

"Espero que esta seja uma grande inspiração, mas não se pode olhar muito à frente", disse ele. "É uma grande vitória e estamos realmente felizes esta noite. Ganhar gera confiança, desde que você não exagere e continue fazendo as coisas certas".