Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Garçom da Copa: veja detalhes da atuação de Harry Kane contra Gales

Guilherme Bianchini
Kane vem sendo mais armador do que finalizador no Catar
Kane vem sendo mais armador do que finalizador no CatarAFP
Artilheiro da Copa do Mundo de 2018 com cinco gols, Harry Kane passou em branco na fase de grupos em 2022. Apesar da seca, o atacante vem sendo fundamental para a Inglaterra nas assistências. Ele voltou a ser garçom na vitória por 3 a 0 sobre o País de Gales nesta terça-feira (29), no gol de Phil Foden, e assumiu a liderança do quesito no torneio.
Kane arriscou poucas finalizações e não acertou a meta rival
Kane arriscou poucas finalizações e não acertou a meta rivalStatsPerform/AFP

Com três passes para gol no Catar, Kane já tem um a mais do que os principais assistentes do Mundial de 2018 — sete jogadores dividiram o posto. O novo perfil do atacante está diretamente associado ao estilo dos pontas da seleção inglesa, que oferecem velocidade e profundidade para receber do camisa 9 e finalizar.

Mapa de calor mostra que Kane teve pouca participação dentro da área
Mapa de calor mostra que Kane teve pouca participação dentro da áreaStatsPerform/AFP

O técnico Gareth Southgate alterou os companheiros de ataque de Kane contra Gales, mas a dinâmica se manteve. Marcus Rashford e Phil Foden entraram nos lugares de Raheem Sterling e Bukayo Saka e foram os jogadores da Inglaterra que mais finalizaram na partida.

Rashford foi o jogador mais acionado no ataque inglês contra Gales
Rashford foi o jogador mais acionado no ataque inglês contra GalesStatsPerform/AFP

Após deixar Rashford na cara do gol no primeiro tempo, em chance desperdiçada pelo camisa 11, Kane cruzou com precisão para Foden marcar o segundo gol da partida, já na etapa final. Os lances ilustram a característica dominante do centroavante no Catar, que tem se deslocado para abrir espaços e permitir que os outros brilhem.

Foden marcou em sua única finalização certa, com assistência de Kane
Foden marcou em sua única finalização certa, com assistência de KaneStatsPerform/Profimedia

Embora o posicionamento médio da seleção inglesa indique Kane como o jogador mais avançado — algo que não ocorreu na partida anterior —, as principais chances criadas pela equipe e as estatísticas mostram um camisa 9 muito mais envolvido na armação do que na criação.

Posição média de Kane (9) indica zona em que ele costuma servir companheiros em profundidade
Posição média de Kane (9) indica zona em que ele costuma servir companheiros em profundidadeStatsPerform/Profimedia

Classificada em primeiro lugar pela primeira vez desde 2006, a Inglaterra tem Senegal pela frente nas oitavas de final, no próximo domingo (3), às 16h. Diante de um adversário que deve impor bastante dificuldade, a participação de Kane será novamente fundamental — como garçom ou artilheiro.