EUA recorrem da decisão do CAS para evitar medalha de bronze para ginasta da Romênia
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou na manhã deste domingo que a medalha de bronze da final olímpica no solo será concedida novamente à atleta romena Ana Bărbosu. Ela chegou a comemorar o bronze ao ver seu nome aparecer em terceiro lugar no telão, mas uma revisão da nota a tirou do pódio.
Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos pelo Flashscore
A decisão foi tomada depois que o mais alto tribunal esportivo rejeitou o recurso sobre o resultado de Jordan Chiles.
EUA recorrem da decisão do CAS ao Tribunal Federal Suíço
Após essa sentença, o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC) anunciou que recorrerá da decisão do COI, argumentando que Jordan Chiles merece manter a medalha de bronze que ganhou na final olímpica do solo, que teve ouro de Rebeca Andrade e prata de Simone Biles.
Poucas horas depois, o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC) emitiu uma declaração expressando sua convicção de que Jordan Chiles mereceu totalmente a medalha de bronze.
"Houve erros críticos, tanto na pontuação inicial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) quanto no processo do CAS", disse a declaração do USOPC, citada pelo Daily Mail.
"O erro inicial teve a ver com a pontuação da FIG. O segundo erro foi durante o processo do CAS, no qual o USOPC não foi informado ou não teve tempo suficiente para contestar efetivamente a decisão.
"Como resultado, não fomos devidamente representados e não tivemos a oportunidade de argumentar nosso caso de forma abrangente. Dadas essas circunstâncias, estamos determinados a continuar nossa apelação para garantir que Jordan Chiles receba o reconhecimento que merece.
Continuamos empenhados em apoiá-la como campeã olímpica e continuaremos a trabalhar diligentemente para resolver essa questão de forma rápida e justa", concluíram os funcionários da USOPC.