Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ginasta romena Ana Barbosu recebe medalha de bronze após decisão do TAS

Ana Barbosu recebeu medalha de bronze em Bucareste
Ana Barbosu recebeu medalha de bronze em BucaresteAFP
Ana Barbosu recebeu, nesta sexta-feira (16), em Bucareste, a medalha de bronze de solo dos Jogos de Paris 2024, inicialmente concedida à norte-americana Jordan Chiles.

Em 5 de agosto, no 9º dia de competições olímpicas, a norte-americana de 23 anos subiu ao terceiro degrau do pódio atrás da brasileira Rebeca Andrade, que se sagrou campeã, e da superestrela da ginástica artística Simone Biles, medalhista de prata.

Ana Barbosu achou que havia obtido uma pontuação melhor do que a dela, mas após um recurso, a pontuação de Chiles foi reavaliada para cima, permitindo que ultrapassasse a ginasta romena.

Após um recurso apresentado pela federação romena de ginástica, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu que houve um atraso na reclamação dos americanos e deu o terceiro lugar para Barbosu.

Ao receber a medalha longe dos holofotes de Paris 2024, a ginasta romena se disse "muito feliz e grata" ao passar por um momento de tristeza diante desse imbróglio. "Nós, ginastas, não fizemos absolutamente nada de errado", continuou a jovem romena, de 18 anos.

Ana Maria Barbosu recebeu sua medalha de bronze
Ana Maria Barbosu recebeu sua medalha de bronzeFederação Romena de Ginástica

Um dia antes, Jordan Chiles considerou "injusta" a retirada de sua medalha e disse que a notícia foi "devastadora". Sua federação, a USA Gymnastics, prometeu "explorar todas as vias e processos de apelação possíveis" para que a ginasta recupere sua medalha