Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ginástica: seleção brasileira para o Mundial com "menino prodígio"

Ginástica: seleção brasileira para o Mundial com "menino prodígio"
Ginástica: seleção brasileira para o Mundial com "menino prodígio"Ricardo Bufolin/CBG
A delegação da seleção brasileira masculina de ginástica terá, no Mundial, um jovem de 19 anos sedento por contribuir nos resultados finais. O torneio acontece entre 29 de outubro e 6 de novembro na cidade inglesa de Liverpool.

Com apenas 19 anos, Yuri Guimarães mostrou seu valor para conseguir a convocação e receber elogios do técnico Marcos Goto. “Nas classificatórias da Copa do Mundo, ele mostrou que seu nível técnico está muito bom. É um ginasta com muito potencial para alguns aparelhos. Agora precisamos trabalhar a finalização nas finais, que exigem mais controle emocional do que técnico.

"A cada competição ele deverá aprender lições que serão fundamentais para o futuro dele e também para a nossa ginástica", conta o treinador, que sabe como é o caminho para chegar ao nível de experiências de outros integrantes da equipe, como Caio Souza e Arthur Nory. 

Por causa de uma virose, o Brasil terá o desfalque de Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas nos Jogos de Londres, em 2012 e um dos seus principais nomes. 

Yuri, ao mesmo tempo em que comemora presença fixa na seleção, reconhece a necessidade de melhorar na parte psicológica, sabendo que tem uma longa trajetória pela frente. 

"Nunca imaginei estar na seleção tão novo. A meta sempre foi entrar na seleção, não importava a idade. Meu maior desejo era estar na equipe principal. Nada vem de graça, você só vai alcançar o seu objetivo com dedicação e trabalho duro. A parte mental é muito mais difícil de controlar. A técnica, com o tempo, você cria uma memória muscular. A mental não, você deve trabalhar constantemente a mente pra nada sair do controle", analisa.