Griezmann ultrapassa Luis Aragonés na lista de artilheiros do Atlético de Madrid
Com seus dois gols no estádio Metropolitano, o jogador francês de 32 anos alcançou Luis Aragones, ex-jogador e técnico do Atlético, falecido em 2014.
O francês marcou seus 173 gols em 364 jogos, enquanto o "Sabio de Hortaleza" o fez em 370.
Griezmann já havia igualado - e depois superado - em 12 de novembro passado o segundo maior artilheiro, Adrián Escudero, que havia marcado 169 gols nos 330 jogos que disputou entre 1945 e 1958 com a camisa vermelha e branca.
Uma década se passou desde que Griezmann marcou seu primeiro gol pelo Atlético de Madrid, em 16 de setembro de 2014, na derrota por 3 a 2 para o Olympiakos na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Griezmann havia se juntado ao Atlético dois meses antes, vindo da Real Sociedad, por 30 milhões de euros (US$ 32 milhões), dando início a uma carreira que o viu se tornar um dos principais arquitetos de um dos períodos de maior sucesso do clube de Madri.
Um dos maiores
"Não tenho dúvidas de que, naquilo que lhe resta para fazer, ele será um dos maiores jogadores da história do Atlético", disse o técnico Diego Simeone em 7 de novembro, após a vitória de 6 a 0 sobre o Celtic na Liga dos Campeões.
O francês voltou a ser o ídolo da torcida vermelha e branca, que já o perdoou por sua transferência para o Barcelona em 2019-2021, onde não conseguiu brilhar tanto quanto esperava.
"Quando você vem, pede desculpas (após sua traumática saída para o Barça) e mostra seu compromisso novamente, você não é apenas perdoado, mas adorado", disse o executivo-chefe do clube vermelho e branco, Miguel Angel Gil Marin, em uma conversa com Simeone publicada na mídia do clube em 9 de novembro, por ocasião da renovação do técnico argentino.
Simeone não teve dúvidas de que o retorno de Griezmann seria crucial para que o Atlético voltasse ao seu melhor, com o francês se destacando depois de ter feito seu nome na Real Sociedad.
"Não tenho dúvidas de que, embora nem todos concordassem com seu retorno, eu estava convencido de que ele havia nascido para jogar no Atlético de Madrid", disse Simeone.
Polivalente
O ponta, que chegou da Real Sociedad para explodir como atacante no Atlético, tornou-se um jogador versátil que tem a mesma probabilidade de marcar gols e ajudar na construção de jogadas e na defesa.
"Antoine é um jogador polivalente porque pode jogar no meio, na lateral, na ala, como atacante e como segundo atacante. Ele ocupa lugares diferentes e ocupar lugares diferentes nos permite ter mais opções", explicou Simeone em 15 de dezembro.
"Seja meio-campo, atacante ou armador, tento fazer o que cada um tem de fazer naquela posição e estou aprendendo assistindo muito futebol na TV. O que for necessário para o clube e para Cholo", disse Griezmann após a vitória sobre o Celtic.
"Ele não é apenas um goleador, ele faz a equipe jogar. Quando você tem que se abaixar e lutar, ele é o primeiro. Ele é talvez um dos jogadores mais completos que já vi na vida", disse o companheiro de equipe Marcos Llorente.
Na seleção francesa, também, sua posição foi um pouco recuada, o que não o impede de ser um dos melhores atacantes de todos os tempos.
Com 44 gols, ele é o quarto maior artilheiro da história dos Bleus, atrás apenas de Mbappé (46), Thierry Henry (51) e Olivier Giroud (56).