Guardiola revela segredo para o sucesso de Haaland no City
Haaland começou com 14 gols em nove jogos em todas as competições desde que chegou ao City vindo do Borussia Dortmund no final da temporada.
Embora o jogador de 22 anos tenha sido goleador também em Dortmund, ele muitas vezes viu suas sequências serem interrompidas por lesões.
Ciente desses problemas de condicionamento físico, Pep Guardiola tornou uma prioridade garantir que sua equipe médica mantenha Haaland em forma e em forma para ajudar o time.
Até agora, o atacante norueguês foi titular em todos os jogos do City e Guardiola disse: "Todos são importantes, mas eu sempre disse ao clube que o departamento mais importante da equipe de bastidores são os fisioterapeutas. Eles cuidam das pernas."
"Erling lutou muito em Dortmund na última temporada com lesões e chegou aqui com pequenos problemas após uma pequena cirurgia no verão."
"Ele começou a trabalhar aqui com o (fisioterapeuta) Mario (Pafundi) e sua equipe, e graças a eles - e, claro, sua ética de trabalho - ele pode jogar regularmente agora. Na temporada passada não foi possível."
"Quando os jogadores podem jogar a maior parte do tempo, é graças aos fisioterapeutas."
O papel de Pafundi é tão importante para Guardiola que o fisioterapeuta viajou com Haaland durante sua recente passagem de duas semanas pela seleção norueguesa.
"Não é estranho. Em eventos como Copas do Mundo e Campeonatos da Europa, muitos fisioterapeutas acompanharem os jogadores, e Mario é um fisioterapeuta excepcional", disse Guardiola.
Enquanto Haaland se beneficiou do trabalho dos médicos do City, o companheiro de pré-temporada Kalvin Phillips permanece parado no departamendo médico
O meio-campista inglês foi operado para corrigir um problema recorrente no ombro durante a Data FIFA, depois de jogar apenas 14 minutos desde que chegou do Leeds.
Guardiola espera que Phillips possa voltar a tempo para a Copa do Mundo.
"Ele está se sentindo bem. A cirurgia foi muito boa e a mobilidade está melhorando", disse ele.
"Ele tomou a decisão certa, caso contrário não poderia seguir em frente. Agora está resolvido este problema e assim que estiver pronto pode voltar, espero que a tempo de ir para a Copa do Mundo."
O zagueiro do City, John Stones, também está fora do clássico de domingo contra o Manchester United, depois de sofrer uma lesão no tendão da coxa com a Inglaterra.
Guardiola espera que Stones fique ausente por "talvez 10 dias, duas semanas".