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Guia da temporada 2023 da F1: Verstappen é o homem a ser batido

Guia da temporada 2023 da F1: Verstappen é o homem a ser batido
Guia da temporada 2023 da F1: Verstappen é o homem a ser batidoProfimedia
Começa neste fim de semana 74ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1, que ocorre regularmente desde 1950. Neste ano teremos pela frente uma série de histórias interessantes. Max Verstappen, bicampeão do mundo, busca o terceiro título consecutivo, enquanto a Ferrari, um dos grandes rivais, tem um novo chefe de equipe. Temos ainda a volta, algumas décadas depois, de Las Vegas ao calendário.

Como as equipes irão reagir a extenuante temporada, pela primeira vez com 23 Grandes Prêmios? E como reagirá o público às três corridas nos Estados Unidos? Poderá o sete vezes campeão Lewis Hamilton acrescentar mais uma vitória ao seu recorde de 103 Grandes Prêmios? A nova temporada de Fórmula 1 começa neste fim de semana no Bahrein e o Flashscore lhe apresenta um guia da temporada, feita pelo nosso especialista e comentarista de automobilismo, Zdeněk Míka.

O título de pilotos

O tema principal da temporada será a perseguição dos concorrentes ao bicampeão Max Verstappen. O piloto holandês mostrou força nos testes e parte como claro favorito. Talvez possamos assistir ao oposto do que sucedeu na última temporada, quando a Red Bull foi mal no início mas gradualmente se tornou dominante.

Nesta temporada não se esperam problemas no começo, mas eles podem vir a surgir durante o ano. A Red Bull tem uma penalização por exceder o limite orçamentário e não poderá, assim, testar tanto quanto gostaria ao longo do ano.

Verstappen em busca de marca histórica

Apenas quatro pilotos na história da Fórmula 1 conseguiram vencer três títulos consecutivos: Juan Manuel Fangio, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Max Verstappen tem, definitivamente, o potencial para ser o quinto piloto nesta lista. O piloto da Red Bull venceu 15 das 22 corridas do ano passado e, agora, tem um carro ainda mais forte a sua disposição.

Verstappen quer o tricampeonato seguido da Fórmula 1
Verstappen quer o tricampeonato seguido da Fórmula 1AFP

Mas a sua força depende do apoio que terá de seu companheiro. Existe a expectativa se Sergio Pérez, que teve um enorme desentendimento com Verstappen na última temporada, será substituído por Daniel Ricciardo, australiano que voltou a equipe como piloto de reserva.

Ferrari sob novo comando

Este é um dos grandes temas da nova temporada. Fred Vasseur é o novo chefe de equipe da Ferrari, alguém reconhecidamente competente. Ao mesmo tempo, e após muitos anos, a Ferrari tem alguém que não vem diretamente daquele ambiente instável de Maranello, algo que nunca aconteceu desde o fim da era Schumacher.

Fred Vasseur vem de fora, com experiências na Renault, na Sauber e na Alfa Romeo. Porém, as dúvidas na Ferrari ainda são muitas. A posição dos pilotos é uma delas, com Vasseur afirmando que tem dois pilotos igualmente bons - resta saber até que ponto a Ferrari respeitará esse equilíbrio. Carlos Sainz tem grandes ambições, mas Vasseur está muito mais próximo de Charles Leclerc - é a terceira vez que vão trabalhar juntos.

O volta de Las Vegas ao calendário

A volta do Grande Prêmio de Las Vegas é, definitivamente, algo positivo para a Fórmula 1. Com este retorno, os Estados Unidos recebem três corridas em uma só temporada. Isto é algo sem precedentes na história da modalidade, e uma confirmação de que a Liberty Media conseguiu seu objetivo, popularizar a Fórmula 1 em solo norte-americano.

No passado já houve duas corridas em Las Vegas, mais precisamente nos anos 80, quando a corrida se chamava Grande Prêmio Caesar's Palace, hotel em torno do qual o circuito foi montado. Os pilotos não gostaram dessa experiência mas, muito provavelmente, as coisas serão diferentes desta vez. Agora os Estados Unidos têm uma abertura ainda maior para abraçar a Fórmula 1, graças á popular série da Netflix, Drive to Survive.

Lewis Hamilton voltará a vencer?

Uma das dúvidas dessa temporada será se o piloto britânico da Mercedes conseguirá ainda colocar mais alguma vitória ao seu cartel de 103 triunfos. Antes da temporada, a questão era se iria prorrogar ou não o seu contrato. Agora, é garantido que continua e pode, certamente, acrescentar mais vitórias.

Lewis Hamilton sonha com vitórias em 2023
Lewis Hamilton sonha com vitórias em 2023AFP

A Mercedes venceu apenas uma corrida no ano passado e foi com George Russell. Outra pergunta é qual piloto da equipe fará mais pontos este ano, uma vez que George Russell liderou em pontos a Mercedes na última temporada. Lewis Hamilton foi claro ao dizer que, para ele, não fazia diferença, porque de qualquer forma não brigou pelo título. Não será uma grande surpresa se o britânico deixar a Mercedes no final de 2023 

Fernando Alonso sonha em 2023

Apesar de ser o piloto mais velho do grid, com 41 anos, Fernando Alonso não teve grandes dificuldades em ficar no top 10 da última temporada. Este ano, mediante as circunstâncias, pode claramente chegar ao top 5 e mantém o potencial para subir ao pódio. Alonso tem a energia e tem a motivação, imposta por uma renovação de contrato de dois anos.

Fernando Alonso tem un início animador de temporada
Fernando Alonso tem un início animador de temporadaAFP

A Aston Martin surge com alma renovada e, de acordo com os testes, parece ser a quinta equipe mais rápida neste início. Juntamente com a Alpine, se desenha uma luta pelo quarto lugar no Mundial de Construtores e, graças a Alonso, que tem muita experiência, assistiremos uma interessante batalha.

Os novatos do grid

São três os calouros da temporada 2023, igual aconteceu em 2019, quando outro trio - Lando Norris, Alex Albon e George Russell - teve impacto imediato. Agora teremos Oscar Piastri, que teve uma carreira fantástica nas categorias de base, com várias comparações com Lewis Hamilton em termos de talento.

Temos também Nyck De Vries, que não é um novato em questão de experiência, uma vez que já tem 28 anos de idade e no ano passado disputou o GP da Itália e conquistou dois pontos, terminando no nono lugar.

Há, finalmente, Logan Sargeant, treinado pela Williams na sua academia. O fato de Mick Schumacher ter caído de produção e custar muito dinheiro para as equipes menores, foi determinante para a estreia do norte-americano.