Guia do Campeonato Mineiro 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistir

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia do Campeonato Mineiro 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistir

Guia do Campeonato Mineiro 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistir
Guia do Campeonato Mineiro 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistirGustavo Aleixo / Cruzeiro
O Campeonato Mineiro 2023 começa neste sábado (21) com três jogos. Os dois maiores campeões do estado, Atlético e Cruzeiro, estarão em campo e prometem, juntamente com o América, monopolizar a luta pelo título regional. Logo na rodada inaugural, o Cruzeiro terá pela frente o Patrocinense, fora de casa, enquanto o Galo joga contra a Caldense, no Independência.

A edição 2023 do Campeonato Mineiro contará com a participação de 12 equipes, que vão jogar entre os dias 21 de janeiro a 8 de abril, data provável do jogo de volta da grande decisão do Estadual. 

Além de Cruzeiro, Atlético e América, participam do torneio Athletic, Villa Nova, Pouso Alegre, Caldense, Patrocinense, Democrata-SL, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga — este último com uma pendência judicial que ainda invalida seus jogos devido a uma disputa com o Betim no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O clube da região metropolitana de Belo Horizonte alega que o Ipatinga falsificou documentos e atuou com jogadores sem carteira assinada na disputa do Módulo II do ano passado. 

Favoritos 

Como é esperado, o Campeonato Mineiro tem três favoritos ao título: Cruzeiro, Atlético e América. Dos três, o Galo ostenta as três últimas conquistas, com o Cruzeiro tendo levantado a taça pela última vez em 2019, ano do fatídico descenso nacional. O Coelho, por sua vez, não conquista o Campeonato Mineiro desde 2016. O Atlético é o maior campeão mineiro, com 47 conquistas, seguido pelo Cruzeiro, com 40, e o América com 16. A última vez que um clube do interior ficou com a taça foi em 2005, quando o Ipatinga desbancou o Cruzeiro. 

Edenílson é um dos principais nomes do Atlético Mineiro para a temporada 2023
Edenílson é um dos principais nomes do Atlético Mineiro para a temporada 2023Pedro Souza / Atlético

Para esta temporada, o Atlético-MG chega mais uma vez como grande candidato a ficar com a taça. O clube se reforçou com a chegada do técnico argentino Eduardo Coudet, além de peças experientes como Edenílson e Patrick, jogadores com passagens por Internacional e São Paulo. Além disso, o time manteve algumas de suas principais peças, como o atacante Hulk.

O América também optou pela sequência de seu elenco e vem fazendo campanhas consistentes no Brasileiro, conseguindo classificações às competições internacionais. No ano passado, no entanto, o América falhou em avançar à fase final do Mineiro e espera se reabilitar desta vez.

O Cruzeiro, de volta à Série A, conseguiu retornar à decisão do Estadual na temporada passada. O time passa por mais uma profunda reformulação no elenco e conta, até o momento, com 14 reforços anunciados. O Mineiro será também uma espécie de laboratório para dar entrosamento ao grupo. 

Regulamento do Campeonato Mineiro 

O Mineiro deste ano apresenta uma mudança de regulamento. As 12 equipes foram divididas em três grupos na primeira fase, sendo que América, Atlético e Cruzeiro serão os cabeças de chave. As equipes vão enfrentar times dos demais grupos em oito rodadas. No fim da fase classificatória, seguirão para as semifinais os três líderes das chaves e o melhor segundo colocado geral.

A Federação Mineira de Futebol ainda anunciou que um triangular com os piores times de cada grupo vai definir os rebaixados ao Módulo II. A primeira fase do Mineiro se estenderá até o dia 4 de março. As semifinais serão disputadas nos dias 11 e 18 de março, com a grande decisão acontecendo nos dias 1 e 8 de abril. 

Clássicos 

04/02: América x Cruzeiro - 3ª rodada 

12/02: Cruzeiro x Atlético - 5ª rodada 

25/02: Atlético x América - 7ª rodada

Onde assistir ao Campeonato Mineiro 

Os direitos de transmissão do Campeonato Mineiro pertencem ao grupo Globo. Para os residentes no estado, um jogo por rodada será transmitido pela TV Globo local. Os demais jogos serão exibidos pelo SporTV (TV fechada) e especialmente pelo Premiere (pay-per-view).