Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia do Campeonato Paranaense 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistir

Guia do Campeonato Paranaense 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistir
Guia do Campeonato Paranaense 2023: veja regulamento, favoritos e onde assistirJosé Tramontin/athletico.com.br
O Campeonato Paranaense de 2023 abre a temporada dos clubes locais, que têm diferentes objetivos na temporada. Enquanto a dupla de maior força da capital se prepara para a Série A, outros times usarão o estadual como teste para os compromissos nas Séries B, C e D.

Confira a tabela do Campeonato Paraense

Os primeiros jogos acontecem nos dias 14 e 15 de janeiro, com os 12 times fazendo suas estreias nestas datas. A final do Paranaense está marcada para o dia 9 de abril. 

Os participantes são: Aruko Sports, Athletico-PR, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Operário, São Joseense e Rio Branco.

Favoritos

Athletico-PR e Coritiba são os grandes favoritos. Foi-se o tempo em que o Paraná Clube fazia frente aos concorrentes da capital, com o Tricolor hoje na segunda divisão do futebol local, após rebaixamento no ano passado. 

Canobbio é peça importante do ataque atleticano
Canobbio é peça importante do ataque atleticanoJosé Tramontin/athletico.com.br

O Furacão sai na frente, na teoria, por ter maior investimento e pelos resultados recentes dentro e fora do Brasil. Em 2022, chegou até a final da Libertadores, com fortes concorrentes do continente pelo caminho. Seu principal jogador é o volante Fernandinho, que retornou ao clube no ano passado, carregando a experiência de anos na Europa. O meia David Terans e o zagueiro Thiago Heleno são outras referências. 

O Coritiba, atual campeão, vai tentar incomodar o rival. A equipe busca um rendimento melhor do que no Brasileirão de 2022, quando brigou para não ser rebaixado. 

Na última edição do Brasileirão, o Furacão terminou na sexta posição e garantiu vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. 

As duas equipes não fizeram grandes contratações para a temporada. O atacante chileno Luciano Arriagada, de apenas 20 anos, foi o principal nome trazido pelo Athletico, que agora será comandado por Paulo Turra. Felipão assume como diretor e deixa a beira do campo do clube que soma 26 títulos estaduais. 

O Coritiba, maior vencedor do Estadual, com 39 conquistas, contratou mais reforços, a começar pelo técnico português António Oliveira, que fez bom trabalho em 2022 no Cuiabá. O volante Júnior Urso é uma das principais novidades, assim como o lateral-esquerdo Vitor Luis e o atacante William Pottker. O Coxa se despediu de muitos jogadores, incluindo o atacante Léo Gamalho e o lateral-esquerdo Egídio

Goleiro Muralha segue no Coxa em 2023
Goleiro Muralha segue no Coxa em 2023Gabriel Thá | Coritiba

Regulamento

Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os oito melhores colocados classificam-se para as quartas de final. Os dois últimos serão rebaixados. Nas quartas de final, os oito clubes disputarão jogos de ida e volta, com mando de campo no segundo jogo para os times de melhor campanha.

Na semifinal, os times disputarão novamente partidas de ida e volta. O mando no segundo jogo será do time com melhor campanha na soma da primeira fase com as quartas de final. Seguem para a decisão os dois clubes que vencerem no agregado, com a semi contando para definir o mando da volta da final.

Clássicos

O único clássico acontece no dia 5 de fevereiro, às 18h30, entre Athletico-PR e Coritiba, na Arena da Baixada. Como a fase de classificação acontece em turno único, os maiores rivais vão se encontrar uma única vez neste primeiro momento. É provável que a dupla fique frente a frente na decisão, que vai acontecer em jogos de ida e volta.

Onde assistir

Todos os jogos terão transmissão pela internet, pela plataforma NSports e pelo site FutebolParanaense.TV. Dois tipos de lotes podem ser adquiridos pelo lp.nsports.com.br/paranaense_23. Os jogos do Athletico serão transmitido pelo site furacaolive.com.br.

António Oliveira foi bem no Cuiabá em 2022
António Oliveira foi bem no Cuiabá em 2022Rafael Ianoski | Coritiba