Campeonato Paulista 2023: veja regulamento, data dos clássicos e onde assistir
Confira a tabela completa do Campeonato Paulista
A edição deste ano do mais antigo torneio de futebol do Brasil terá a volta da Portuguesa, que venceu a A2 ano passado. Serão 16 times divididos em quatro grupos:
Grupo A: Santos, Inter de Limeira, Botafogo e Red Bull Bragantino.
Grupo B: São Paulo, Água Santa, Guarani e Mirassol.
Grupo C: Corinthians, Ferroviária, Ituano e São Bento.
Grupo D: Palmeiras, Santo André, São Bernardo e Portuguesa.
A fase de grupos terá 12 rodadas e vai de 14 de janeiro a 5 de março. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogo único entre 11 e 19 de março. As finais estão marcadas para 2 e 9 de abril.
Favoritos
Palmeiras: atual campeão brasileiro e finalista das últimas três edições do Paulistão (vencendo em 2020 e 2022), o Verdão é o time a ser batido na competição. Apesar de ainda não ter apresentado reforços na temporada, o Palmeiras renovou com o técnico Abel Ferreira e subiu a jovem estrela Endrick para o time principal.
São Paulo: foi no Paulistão de 2021 que o Tricolor saiu de uma longa e dolorosa fila, mas de lá para cá o time não evoluiu. Na edição deste ano, Rogério Ceni vai tentar apagar a péssima imagem deixada na final do ano passado, quando seu time venceu o primeiro jogo da decisão contra o Palmeiras, mas levou uma goleada incrível do rival na finalíssima. Para esta temporada, o atual vice-campeão paulista contratou, entre outros, o meia-atacante Wellington Rato e o volante Jhegson Méndez, da seleção do Equador.
Corinthians: maior campeão do torneio com 30 conquistas, o Timão vai estrear no Paulistão seu novo treinador (Fernando Lázaro), que estreará na função. O Alvinegro manteve Yuri Alberto para esta temporada, repatriou o atacante Romero e trouxe o lateral Matheus Bidu, ex-Guarani.
Santos: o Peixe conquistou o Campeonato Paulista pela última vez em 2016 e é o time grande que está há mais tempo na fila. Com um elenco mais fraco que os rivais, o Alvinegro Praiano também começa o ano sob comando de novo técnico (Odair Hellmann, ex-Internacional e Fluminense), e vai estrear dois reforços vindos do Ceará: o zagueiro Messias e atacante Stiven Mendoza.
Regulamento
O Paulistão de 2023 repete a fórmula de disputa dos anos anteriores. Na primeira fase, os 16 times jogam em turno único enfrentando apenas adversários dos outros grupos. Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único na casa do time de melhor campanha (assim como a semifinal).
Serão rebaixados os dois piores times da fase de grupos.
Todas as partidas terão auxílio do VAR.
Clássicos
22/jan (16h): Palmeiras x São Paulo - 3ª rodada
29/jan (18h30): São Paulo x Corinthians - 5ª rodada
04/fev (18h30): Palmeiras x Santos - 6ª rodada
12/fev (18h30): São Paulo x Santos - 8ª rodada
16/fev (21h30): Corinthians x Palmeiras - 9ª rodada
26/fev (16h): Santos x Corinthians - 11ª rodada
Onde assistir
O Paulistão de 2023 vai estar espalhado pela TV e pela internet.
Na TV aberta, a transmissão fica novamente por conta da Record. Na TV fechada, a emissora é a TNT. No pay-per-view, o Premiere transmite todas as partidas do torneio (com exceção das 13 que são exclusivas da TNT).
Na internet, o YouTube vai transmitir gratuitamente 16 jogos (um por rodada), e as partidas são sempre diferentes das exibidas pela Record.
Outras opções de streaming são o R7 e o PlayPlus (ambos da Record e gratuitas), o HBO Max, o Estádio TNT Sports, o Paulistão Play (da FPF) e o Premiere via Globoplay ou Amazon Prime.