Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Halep questiona a longa demora de audiência sobre seu caso de doping

Halep questiona a longa demora de audiência sobre seu caso de doping
Halep questiona a longa demora de audiência sobre seu caso de dopingProfimedia
A ex-número um do mundo, Simona Halep, pediu à Federação Internacional de Tênis (ITF) que lhe dê a chance de limpar seu nome depois de ter sido suspensa provisoriamente em outubro por não ter passado em um teste de drogas.

A romena, ex-campeã de Wimbledon e do Aberto da França, foi testada durante o Aberto dos Estados Unidos do ano passado e suas amostras A e B confirmaram a presença do roxadustat, um estimulante sanguíneo proibido.

Halep nega veementemente que tenha tomado conscientemente uma substância proibida e diz que tem evidências que provam que pequenas quantidades da droga antianêmica entraram em seu corpo por causa de um suplemento autorizado que estava contaminado.

Em entrevista ao Tennis Majors, a primeira desde que soube da reprovação no exame antidoping, Halep disse que até agora não teve seu direito de ser ouvida por um tribunal independente negado.

"Eu não queria sair e falar porque estava muito emocionada", disse Halep, que na época descreveu sua reprovação no teste como o "maior choque de sua vida", à Tennis Majors.

"Na verdade, eu não consegui lidar muito bem com isso. Mas agora sinto a necessidade de falar em voz alta para meus apoiadores, meus fãs e para o público, porque tenho certeza de que eles realmente querem saber por que está demorando tanto e eu realmente senti a necessidade de fazer isso."

Halep diz que enviou provas sobre a contaminação para a ITF em dezembro e esperava que seu caso fosse ouvido por um tribunal independente em fevereiro, mas que a audiência foi adiada e, em seguida, uma nova data em março também foi adiada.

"A ITF solicitou que a audiência de 24 de março fosse cancelada. Eu não concordei com isso porque, como diz a regra, um jogador suspenso provisoriamente tem direito a uma audiência rápida. Tudo leva muito tempo.

"Pedi à ITF para suspender minha sanção para poder jogar, mas eles também recusaram."

Halep diz que fez 10 testes desde seu resultado positivo, e todos deram negativo. Ela agora espera ter uma audiência em maio, mas teme que ela também possa ser cancelada.

"Acredito que não é justo passar oito meses sem sequer ser julgada pelo Tribunal. Emocionalmente, todo esse período não tem sido fácil", disse Halep, de 31 anos.

"Não estou pedindo tratamento especial. Só estou pedindo para ser julgada. Quanto tempo mais isso vai demorar?"

Halep diz ter se animado com o apoio do público e de seu técnico Patrick Mouratoglou, que, segundo ela, a apoiou em todas as etapas do processo. Ela diz que está determinada a voltar e disputar os principais títulos novamente.

"Isso me fez sentir mais forte para voltar e trabalhar mais duro para voltar ao nível em que eu estava antes, e até mais alto", disse ela. "Até agora, esta é a batalha mais difícil que enfrentei em minha vida e carreira. Eu realmente quero voltar a jogar porque amo esse esporte e quero disputar os grandes títulos novamente."

O Roxadustat estimula a produção de glóbulos vermelhos de forma muito semelhante à substância proibida Eritropoietina (EPO).