França bate a Noruega e vence a Copa do Mundo de handebol feminino pela 3ª vez
A França soma esse sucesso aos alcançados nessa competição em 2003 e 2017, um ótimo presságio antes dos Jogos de Paris 2024, onde defenderá seu título olímpico daqui a sete meses.
A Noruega agora tem quatro títulos mundiais em seu nome e renuncia à sua coroa no torneio, tendo vencido na edição anterior, realizada na Espanha em 2021, derrotando a França na final.
Veja a tabela completa da Copa do Mundo feminina de handebol
As norueguesas, que também são as atuais bicampeãs europeias, foram medalhistas de bronze nos dois últimos Jogos Olímpicos e buscarão vingança em Paris 2024. Elas foram duas vezes campeãs olímpicas no passado (2008 e 2012).
Lena Grandveau, de 20 anos, foi a heroína da noite para as francesas, marcando os últimos quatro gols para as "Bleues" em um Herning "Boxen" tingido de vermelho nas arquibancadas com as cores da Dinamarca e da vizinha Noruega.
"É inacreditável. Estamos orgulhosas do que conquistamos. Demos tudo de nós e é realmente mágico. Temos uma defesa incrível, goleiras incríveis. Com isso é preciso vencer", comemorou Grandveau.
Antes da final, foi disputada a partida pelo terceiro lugar e foi lá que as anfitriãs dinamarquesas conquistaram o bronze mundial com uma vitória de 28 a 27 sobre a Suécia.