Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal vence fácil a Turquia, garante liderança do Grupo F e vai às oitavas da Euro

Guilherme Bianchini
Atualizada
Portugal passou fácil pela Turquia e avançou ao mata-mata
Portugal passou fácil pela Turquia e avançou ao mata-mataAFP
Portugal venceu a Turquia por 3 a 0 neste sábado (22), no Signal Iduna Park, em Dortmund, pela 2ª rodada do Grupo F da Eurocopa. Os lusos abriram boa vantagem no primeiro tempo, com Bernardo Silva e um gol contra bizarro de Akaydin. Bruno Fernandes fechou o placar na etapa final, com assistência de Cristiano Ronaldo, que se tornou o maior garçom do torneio.

A seleção portuguesa chegou aos 6 pontos e garantiu a classificação para o mata-mata pela oitava edição seguida, com a liderança assegurada. O adversário nas oitavas será um dos terceiros colocados. Antes, CR7 e cia cumprem tabela contra a Geórgia, na próxima quarta-feira (26), às 16h.

Confira a classificação dos grupos da Euro 2024

A Turquia sofreu o primeiro revés no torneio, mas está em 2º lugar no Grupo F, com 3 pontos. A seleção de Vincenzo Montella jogará pelo empate contra a República Tcheca, também na quarta, às 16h, para avançar às oitavas. Em caso de derrota, deve voltar para casa.

Lambança turca

A segunda vitória de Portugal na Euro 2024 teve bem menos drama que a primeira — e contou com enorme colaboração da Turquia. O jogo tinha certo equilíbrio até os 21 minutos, quando Bernardo Silva aproveitou leve desvio de Kökçü e abriu o placar. Pouco depois, veio a maior trapalhada desta Eurocopa.

Samet Akaydin tinha a bola controlada após passe errado de João Cancelo, mas se desentendeu com o goleiro Altay Bayindir, recuou errado e fez gol contra. A pixotada enterrou o ânimo da torcida turca, maioria no Signal Iduna Park. Mesmo sem uma grande exibição, Portugal encaminhou o triunfo no primeiro tempo.

As estatísticas da vitória de Portugal sobre a Turquia
As estatísticas da vitória de Portugal sobre a TurquiaOpta by Stats Perform

A saga de CR7

Ainda sem balançar a rede nesta Euro, Cristiano Ronaldo foi um dos personagens da vitória sobre a Turquia. O craque saiu na cara do gol aos 11 do segundo tempo e abriu mão do recorde de mais velho a marcar no torneio para servir Bruno Fernandes, que fechou o placar. 

Os números de Cristiano Ronaldo contra a Turquia
Os números de Cristiano Ronaldo contra a TurquiaOpta by Stats Perform/Profimedia

A marca de mais velho a fazer um gol não veio, mas Cristiano igualou outro recorde: o de maior garçom da história da Eurocopa. Ele chegou a oito assistências e se juntou ao tcheco Karel Poborsky.

Cristiano Ronaldo consagrou Bruno Fernandes no terceiro gol
Cristiano Ronaldo consagrou Bruno Fernandes no terceiro golProfimedia

Além da participação no terceiro gol, CR7 chamou a atenção por sua reação no lance do segundo. O craque se irritou muito com o passe errado de João Cancelo e quase não viu a trapalhada da defesa turca.

Veja todos os detalhes de Turquia 0x3 Portugal