Harry Kane desencanta, Inglaterra passa por Senegal e vai pegar a França nas quartas
Era possível sonhar. Senegal queria reeditar o que fez há 20 anos, quando chegou às quartas de final. Foi um começo de jogo truncado, com a força física imperando e uma Inglaterra que controlava a posse de bola, mas sem imprimir um forte ritmo.
Veja como foi Inglaterra 3 x 0 Senegal
Pickford teve que fazer um milagre quando Dia saiu praticamente cara a cara, evitando o que poderia ser um gol dos africanos. Mas passada a tensão inicial inglesa, a qualidade técnica dos comandados por Gareth Southgate prevaleceu.
Quando se tem talentos como Jude Bellingham, qualquer pequeno espaço vira um ponto de mudança em um jogo. O Borussia Dortmund que se cuide. O garoto de 19 anos já está na mira dos grandes clubes do futebol mundial. Ele se aproveitou de uma linda enfiada de outro craque, o armador/atacante Harry Kane, para encontrar Henderson, como um centroavante, em ótima posição para marcar. O goleiro Mendy foi batido. E seria outra vez no fim do primeiro tempo.
Na Copa da Rússia, Harry Kane foi o grande artilheiro, com seis gols. Mas depois de três jogos na primeira fase, mesmo sendo o principal "garçom" do Mundial, faltava o gol do 9 inglês. Ciss acabou vacilando no meio, Bellingham já conectou a passagem de Foden e o jovem atacante inglês encontrou Kane. Domínio de bola e a finalização firme com o pé direito, com a bola morrendo no canto direito do goleiro Mendy.
Com o jogo já controlado, o segundo tempo só ampliou o domínio inglês. Senegal tentou modificar a equipe, mas a estratégia só durou por 11 minutos. Kane dividiu, a bola sobrou para Foden na esquerda e o passe veio, mais uma vez, açucarado, desta vez encontrando Saka, que com um toquinho encobriu o goleiro senegalês e fechou o placar no Al-Bayt.
O que vem a seguir?
A Inglaterra volta a campo no próximo sábado (10), àas 16h (de Brasília), no mesmo estádio Al-Bayt, para um jogo pesadíssimo contra a França, a atual campeã do mundo e que não tomou conhecimento da Polônia, vencendo por 3 a 1, também em jogo realizado neste domingo (4), no estádio Al-Thumama. Para muitos, esta deveria ter sido, inclusive, a final da Copa de 2018. Naquela ocasião, no entanto, a Croácia despachou o "English Team" vencendo por 2 a 1 na semifinal. Seria 2022 o ano do "futebol voltar pra casa", como sempre alardeia os ingleses? No sábado (10), o sonho de Southgate e cia. será colocado à prova.