Hat-trick de Gonçalo Ramos quebra tabu de 32 anos na Copa do Mundo
Ramos, de apenas 21 anos, já era o protagonista antes mesmo do apito inicial no estádio Lusail. O jogador do Benfica foi o escolhido para substituir Cristiano Ronaldo, barrado por Fernando Santos para a partida das oitavas de final. Foi a primeira vez que CR7 ficou no banco na Copa em toda a carreira.
O centroavante de Portugal precisou de apenas 17 minutos para abrir o placar contra a Suíça. E foi um golaço, com um chute forte de perna esquerda no ângulo de Yann Sommer.
Gonçalo Ramos fez mais um aos seis do segundo tempo, com oportunismo para completar cruzamento rasteiro de Diogo Dalot e colocar 3 a 0 no placar. O camisa 26 fechou sua conta em grande estilo aos 22, com leve cavadinha na saída de Sommer para fazer 5 a 1. Um pouco antes ele deu a assistência para Raphaël Guerreiro marcar o quarto.
Após fazer barba, cabelo e bigode, Ramos foi um dos substituídos aos 28 minutos, em troca tripla de Fernando Santos que promoveu a entrada de Cristiano Ronaldo.
O hat-trick de Gonçalo Ramos foi apenas o quarto de um português na Copa do Mundo. Os outros a alcançarem o feito foram Eusébio contra a Coreia do Norte em 1966, Pauleta contra a Polônia em 2002 e Cristiano Ronaldo contra a Espanha em 2018.
A Copa havia registrado 10 tripletes desde o de Skuhravy em 1990 — todos pela fase de grupos. A edição de 2006, na Alemanha, foi a única do período sem nenhum jogador marcar três em um jogo.
O hat-trick de Ramos foi o 54ª em toda a história do torneio. Ele foi o terceiro jogador mais jovem a atingir a marca, atrás de Pelé contra a França em 1958 (17 anos) e do alemão Edmund Conen contra a Bélgica em 1934 (19 anos).