Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Henry é o favorito para ser novo técnico da seleção da Bélgica

David Pávek
Henry conta com o apoio de Lukaku para assumir o comando da seleção belga
Henry conta com o apoio de Lukaku para assumir o comando da seleção belgaProfimedia
Thierry Henry está perto de assumir o comando da Bélgica. Assistente do ex-técnico Roberto Martínez nas duas últimas Copas do Mundo, o francês conta com o apoio de vários jogadores experientes da seleção que caiu na primeira fase em 2022. As informações são do jornal belga HLN.

Henry (45) iniciou a nova carreira em 2016, como assistente de Martínez na seleção belga. Após a Copa do Mundo de 2018, o ídolo da França e do Arsenal assumiu o comando do Monaco, clube que o revelou como jogador. Demitido com apenas três meses no cargo, o ex-atacante tornou-se treinador do Montréal Impact (atual CF Montréal), da MLS, antes de retornar à Bélgica em 2021.

Os Diabos Vermelhos fizeram uma Copa para esquecer no Catar. A equipe, chamada de "muito velha" por um de seus craques, Kevin De Bruyne, conquistou apenas uma vitória em três jogos e foi eliminada na fase de grupos. Em fim de contrato, Roberto Martínez anunciou sua saída após a queda e encerrou o ciclo de seis anos no comando da seleção.

Com a federação belga em busca de um substituto o mais rápido possível, o ex-jogador surge como uma escolha lógica. O jornal belga HLN informa que Henry manifestou seu desejo de assumir o cargo e está disposto a receber um salário inferior ao de Martínez. O jornal acrescenta que o ex-treinador — que também era diretor técnico — ganhava cerca de 3 milhões de euros por ano.

Bélgica decepcionou na Copa do Mundo
Bélgica decepcionou na Copa do MundoDivulgação/Seleção Belga

Apoio do elenco

A decisão de promover Henry pode ajudar a unir um vestiário que se mostrou problemático na Copa do Mundo. O ídolo do Arsenal é bem visto entre os jogadores, e vários dos craques mais experientes o apoiaram publicamente.

"Para mim, Henry é o próximo treinador da Bélgica. Não há dúvidas, digo isso abertamente: ele será o próximo treinador", afirmou o atacante Romelu Lukaku em entrevista à Sky Sports Itália.

"Ele tem o respeito de todos os jogadores, ganhou tudo. Ele sabe como treinar e o que temos de fazer para chegar lá. Ele quer conquistas, e eu não acho que a federação vai buscar um técnico que queira mudar tudo e recomeçar do zero."

O zagueiro Toby Alderweireld, que voltou recentemente ao futebol belga para atuar no Royal Antwerp, também vê o francês como a melhor opção.

"Henry ganhou tudo que podia na carreira. Além disso, ele conhece a equipe, o que é importante. Entendo que a seleção precise dar uma rejuvenescida, mas também é preciso saber de onde nós viemos. Henry seria a solução definitiva nesse aspecto", disse Alderweireld no programa Paz na Terra, da emissora belga VRT MAX. 

Vincent Kompany, ex-capitão da Bélgica e do Manchester City, também está na lista dos possíveis substitutos de Martínez. Segundo reportagens na mídia belga, porém, ele rejeitaria uma proposta por estar focado em levar o Burnley de volta à Premier League. A equipe comandada por Kompany é a líder da segunda divisão inglesa, com 16 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas, cinco pontos à frente do segundo colocado, Sheffield United.