Holanda bate frágil Catar e avança às oitavas em primeiro lugar do Grupo A
Foi um primeiro tempo morno, com intensidade baixa. A Holanda não esteve muito inspirada e o Catar tampouco. Mas a seleção europeia dominou o confronto desde os 30 segundos, com Memphis Depay e Cody Gakpo infernizando a vida da já combalida defesa dos donos da casa.
Em um jogo de um time só, o gol era uma questão de tempo. E ele veio com Gakpo, o grande craque da equipe na Copa do Mundo. Aos 25 minutos da etapa inicial, o garoto recebeu na intermediária, tabelou de letra com Klaassen, recebeu de volta e finalizou com veneno, vencendo o goleirão Barsham. Ele é agora o artilheiro do Mundial ao lado de Enner Valencia, Mbappé e Rashford. Aos 23 anos, o jogador do PSV Eindhoven vem fazendo seu nome e já interessa a gigantes do futebol europeu.
A Holanda deu fim à trajetória do Catar na Copa logo no início do segundo tempo. No terceiro minuto da etapa final, Memphis Depay finalizou, o goleiro Barsham rebateu e a bola se ofereceu para Frenkie de Jong empurrar para as redes.
A Laranja de Louis Van Gaal poderia ter saido do Al-Bayt com o terceiro gol, mas a arbitragem acabou assinalando um toque de mão de Gakpo na origem do tento marcado por Steven Berghuis. Não fez falta. O 2 a 0 já era suficiente para encerrar o tranquilo jogo feito pela Holanda, que está de volta ao mata-mata no seu retorno ao Mundial. Em 2014, no Brasil, na última participação, a seleção finalizou o torneio na terceira posição, vencendo o Brasil.
O que vem a seguir?
Como primeira colocada do Grupo A da Copa do Mundo, a seleção holandesa volta a campo já no próximo sábado (3), quando encara os Estados Unidos, segundo da chave B, às 12h (de Brasília), no estádio Internacional Khalifa. O Catar termina sua primeira participação em Copas sem nenhuma vitória e com apenas um gol marcado. É a pior participação de um anfitrião na história dos Mundiais.