Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Indiano de 17 anos faz história no xadrez e vai disputar título mundial

Gukesh superou os melhores do mundo no Canadá
Gukesh superou os melhores do mundo no CanadáFIDE
O enxadrista indiano Dommaraju Gukesh, de apenas 17 anos, se tornou o mais jovem enxadrista da história a vencer o Torneio de Candidatos, na noite de domingo (21), em Toronto.

O Torneio de Candidatos define quem desafia o campeão mundial vigente. Gukesh vai ter, portanto, a chance de se tornar o mais jovem ganhador do Mundial de xadrez clássico.

O recorde de precocidade pertence ao lendário russo Garry Kasparov, que conquistou o título pela primeira vez aos 22 anos.

O adolescente será o adversário do atual campeão, o chinês Ding Liren. O Mundial de 2024 deve acontecer até o fim do ano, mas a data e o local ainda não foram definidos.

Após seu triunfo histórico no Canadá, Gukesh recebeu um parabéns público do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Emoção até o final

Atualmente o 16º colocado no ranking, Gukesh ganhou a vaga no Mundial ao terminar o torneio, que é disputado por oito jogadores em formato de pontos corridos, apenas meio ponto à frente dos rivais.

Além do adolescente, outros três enxadristas (o atual vice-campeão do mundo Ian Nepomniatchtchi e os americanos Fabiano Caruana e Hikaru Nakamura) chegaram com chance de ganhar o torneio no domingo e o resultado foi repleto de suspense no final

O indiano tomou a liderança do russo Nepomniachtchi na penúltima rodada ao vencer com precisão o franco-iraniano Alireza Firouja.

Na última rodada, Gukesh dependia apenas de si para ganhar o torneio. Jogando com as pretas, ele empatou com o YouTuber Hikaru Nakamura, mas se beneficiou do empate entre Nepo e Caruana.

Fabiano (esq.) e Ian exaustos após 6h de batalha
Fabiano (esq.) e Ian exaustos após 6h de batalhaFIDE

Caruana esteve muito próximo de ganhar do russo, o que lhe teria dado a oportunidade de um tie-break contra Gukesh.

O americano número 2 do ranking conseguiu uma posição dominante na partida, mas, com o cronômetro se esgotando após 6h de batalha e Nepo achando os melhores contragolpes, Caruana não conseguiu converter e Gukesh se sagrou campeão.

Meteoro da Índia

Nascido em 19 de maio de 2006, Gukesh prossegue com sua rápida ascensão no mundo do xadrez, depois de ter sido nomeado grande mestre, a maior distinção da modalidade, com apenas 12 anos, em 2019.

No próximo ranking mundial, que será divulgado no dia 1º de maio, ele subirá para o 6º lugar.

Número um do ranking e pentacampeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen decidiu não defender o título em 2023, alegando que estava esgotado com o formato de partidas longas.

O último indiano a vencer o Mundial foi Viswanathan Anand, que foi o campeão de 2008 a 2013.

Mencionados