Inglaterra goleia País de Gales com 2 de Rashford e avança como líder
O adversário inglês na próxima fase será Senegal, segundo colocado do Grupo A. O confronto está marcado para o próximo domingo (3), às 16h, no estádio Al Bayt.
Esta foi a primeira vez desde 2006 que a Inglaterra conquistou a liderança de seu grupo na Copa do Mundo. Nas últimas três edições, a equipe ficou em segundo lugar em duas ocasiões (2010 e 2018) e caiu na primeira fase em uma (2014).
De volta ao torneio após 64 anos, o País de Gales se despediu com apenas um ponto e um gol marcado.
Primeiro tempo sonolento
Os galeses não davam sinais de que precisavam da vitória no primeiro tempo, sem acertar nenhuma finalização em 45 minutos. Mesmo com a mudança do 3-5-2 para o 4-2-3-1, a equipe de Rob Page se fechou na defesa e ficou à espera de um contra-ataque que nunca apareceu.
Apesar dos 74% de posse de bola e da grande chance desperdiçada por Marcus Rashford, a Inglaterra também passou longe de convencer na etapa inicial. Com o setor ofensivo quase todo modificado, os ingleses voltaram a ter dificuldade na hora de acelerar o ritmo da partida.
A inércia inglesa, porém, se transformou em ritmo alucinante na volta do intervalo. O time precisou de apenas sete minutos para liquidar a fatura, em lances praticamente consecutivos. Apostas de Gareth Southgate para a partida, Rashford e Phil Foden corresponderam às expectativas do treinador.
Passeio inglês
Rashford abriu o placar com o primeiro gol de falta desta Copa, em bela cobrança perto da área. O atacante do Manchester United voltou a ser importante na sequência, quando desarmou Ben Davies na saída de bola galesa antes de Foden completar cruzamento rasteiro de Harry Kane e nocautear o País de Gales.
Ainda sem balançar a rede no Catar, Kane assumiu de vez o papel de garçom. O camisa 9 é líder isolado de assistências do Mundial, com três passes para gol.
A missão de Gales, que já era difícil, ficou impossível com a desvantagem no placar. Para piorar a situação, o craque do time nem estava mais em campo. Gareth Bale, autor do único gol galês no Catar, foi substituído pelo jovem Brennan Johnson (21) ainda no intervalo.
Leve em campo, a Inglaterra chegou com naturalidade ao terceiro, novamente com Rashford. O atacante partiu para cima de Connor Roberts e chutou de esquerda para fechar o placar e marcar seu terceiro gol na Copa. Ele divide a artilharia do torneio com Kylian Mbappé, Cody Gakpo e Enner Valencia.