Inter de Milão x Milan: relembre duelos marcantes do Derby della Madonnina
O confronto do próximo domingo (5) será, assim como todos os outros, um evento à parte. Sempre que se menciona o clássico entre Inter de Milão e Milan, surge uma adrenalina incomparável com a de outros confrontos da Serie A. E, de fato, o duelo historicamente mais equilibrado de Itália, entre times da mesma cidade, sempre gera espetáculos tensos e cheios de prestígio.
Milan 0x3 Inter (1997/98)
Foi o primeiro ano de Ronaldo Fenômeno na Itália. Cercado de uma expectativa como a de nenhum outro jogador na Serie A, o brasileiro estreou no dérbi com um empate em 2 a 2. Ele marcou o gol do 2x1 de pênalti, antes do compatriota André Cruz deixar tudo igual. No jogo do returno, o Fenômeno deu show e infernizou a defesa adversária.
Diego Simeone abriu o placar no primeiro tempo de cabeça, mas foi do brasileiro o gol mais bonito. Ronaldo aproveitou bom cruzamento de Moriero e emendou com um voleio, por cobertura. Uma obra de arte que segue na memória dos torcedores nerazzurri, que viram a Inter golear o rival nessa partida.
Inter 0x6 Milan (2000/01)
A maior goleada de todos os tempos no Derby della Madonnina, com participação especial de Gianni Comandini, autor dos dois gols que abriram vantagem para o Milan. Nessa temporada, tanto os rossoneros quanto a Inter decepcionaram, terminando em sexto e quinto lugares, respectivamente. Mas esse confronto ficou marcado na história pela goleada do time comandado por Cesare Maldini.
Na ocasião, os dois gols de Andriy Shevchenko passaram quase despercebidos. O ucraniano ficaria em segundo lugar na tabela de artilheiros daquela temporada, com 24 gols, dois a menos que Hernán Crespo, da Lazio.
Milan 3x2 Inter (2003/04)
Uma temporada após o Milan conquistar a Liga dos Campeões, o objetivo era ganhar o primeiro Scudetto da era Ancelotti. Com o quadrado mágico do meio-campo, formado por Gattuso, Pirlo, Seedorf e Kaká, os rossoneros voaram alto.
Em 21 de fevereiro de 2004, porém, a Inter começou surpreendendo o grande rival ao abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Stankovic e Cristiano Zanetti. Pouco depois da volta do intervalo, Thomasson recolocou o Milan no jogo. E, alguns minutos depois, uma arrancada de Kaká deixou tudo igual.
Um chutaço de fora da área de Seedorf confirmou a virada e garantiu a vitória épica do Milan.
Milan 3x4 Inter (2006/07)
Zlatan Ibrahimovic tinha acabado de chegar à Inter, que começou a dominar o futebol italiano após o Calciopoli. O escândalo revelou esquemas de pressões a árbitros, além de ameaças e entrega de presentes para obter resultados. O episódio decretou o rebaixamento da Juventus para a Serie B italiana.
Em um jogo espetacular, os nerazzurri, então treinados por Roberto Mancini, abriram 3x0 em 48 minutos. Seedorf voltou a dar esperança ao Milan, antes de Materazzi, de cabeça, transformar a vitória em goleada.
Na reta final, os gols de Gilardino e Kaká tornaram os últimos minutos emocionantes. Mas a Inter segurou o resultado e comprovou o domínio que lhe rendeu cinco Scudettos consecutivos, entre 2005/06 e 2009/10.