Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Investigação é iniciada após capitão de equipe da Ocean Race renunciar

Reuters
Investigação é iniciada após capitão de equipe da Ocean Race renunciar
Investigação é iniciada após capitão de equipe da Ocean Race renunciarProfimedia
A Federação Francesa de Vela (FFV) está investigando um incidente que levou o capitão de uma equipe da Ocean Race a abandonar o evento no meio do caminho, e alertou o Ministério dos Esportes da França, segundo a entidade.

O velejador francês Kevin Escoffier deixou o comando da equipe suíça Holcim-PRB no fim de semana, anunciando a mudança no Instagram.

"Saúdo o compromisso e a qualidade do trabalho dessa magnífica equipe que tive a honra de liderar desde o início da regata", acrescentou.

Em comentários ao jornal esportivo L'Equipe, Escoffier se referiu a "um suposto incidente com um membro da equipe Holcim-PRB" durante uma escala em Newport no mês passado.

O velejador, de 43 anos, disse à agência de notícias francesa AFP que havia tomado a decisão de se retirar de suas funções como capitão "para respeitar o cronograma da regata e permitir que sua equipe Holcim-PRB permanecesse totalmente focada na vitória final".

A equipe Holcim-PRB não respondeu aos pedidos de comentários enviados por e-mail.

Os organizadores da corrida disseram que Escoffier estava se afastando da corrida "por motivos pessoais".

"Na The Ocean Race, respeitamos a integridade da equipe e o esporte da vela e concordamos com a decisão de Kevin de deixar o cargo de capitão do Team Holcim-PRB", acrescentaram.

Na terça-feira, os organizadores divulgaram um comunicado dizendo que haviam sido informados de que "um incidente" havia ocorrido durante a escala. Eles disseram que nenhuma reclamação formal ou relatório havia sido recebido.

"Esse é um assunto que deve ser tratado pela equipe e pelas autoridades reguladoras do esporte da vela", disseram.

A FFV disse à Reuters que estava analisando o assunto e que havia alertado o Ministério dos Esportes da França.

David Graham, CEO da World Sailing, órgão regulador do esporte, disse que sua organização estava ciente das alegações.

"Estamos trabalhando com as partes interessadas relevantes para garantir que esse assunto esteja sendo tratado de forma apropriada e com a seriedade que merece", disse ele.

"A World Sailing está totalmente comprometida em garantir que nosso esporte seja um ambiente seguro e acolhedor para todos, e tomaremos todas as medidas necessárias para garantir que cumpramos esse compromisso."

A equipe Holcim-PRB anunciou uma nova tripulação para o restante da regata e está logo atrás da 11th Hour Racing Team, dos EUA, na tabela de classificação.

A sexta e penúltima etapa começa na quinta-feira, quando os barcos iniciam uma corrida de três dias de 1.500 km de Aarhus, na Dinamarca, até Haia, passando por Kiel, na Alemanha.