Japão atinge dois feitos inéditos em virada sobre a Alemanha
O Japão começou a partida perdendo para a Alemanha em gol de pênalti marcado por Gündogan. Mas a equipe asiática buscou uma surpreendente virada com os tentos de Ritsu Doan e Takuma Asano. Esta também foi a primeira vitória japonesa em Copas sobre uma seleção campeã do mundo.
A Alemanha começou o torneio de forma decepcionante, juntando-se às zebraças da Copa deste ano. Na terça-feira (22), a Argentina, de Lionel Messi, foi derrotada pela Arábia Saudita por 2 a 1.
Esta foi a segunda vitória japonesa sobre uma seleção europeia em todas as sete participações dos Samurais Azuis em Mundiais. A primeira e até então inédita tinha acontecido em 2010, quando venceram a Dinamarca por 3 a 1, na fase de grupos. Um dos autores dos gols daquela vitória foi Keisuke Honda, que atuou no futebol brasileiro, pelo Botafogo.
Na Copa da Rússia, em 2018, a Alemanha também estreou com derrota, para o México, por 1 a 0. Aquela foi a segunda vez na história que a equipe perdeu para os os mexicanos.
Ao ser derrotada nesta quarta-feira (23), a seleção alemã perdeu em uma estreia de Copa do Mundo pela terceira vez em 40 anos.