Japão é o primeiro a anunciar os 26 convocados; veja lista
Não ter um definidor é um dos grandes questionamentos dos japoneses. As ausências de Reo Hatate e Genki Haraguchi já eram esperadas. A grande surpresa da lista foi Yuki Soma, destaque na Copa E-1, mas de atuação aquém da esperada na J-League. O alívio japonês fica por conta das presenças de Takuma Asano e Ko Itakura. Ambos estavam lesionados, mas acabaram entrando na lista final.
Veja o desempenho do Japão no caminho para o Catar
Um detalhe chama atenção na lista: dos 26 jogadores, 20 atuam no futebol europeu, a maior quantidade de atletas japonenses jogando no Velho Continente em qualquer convocação da equipe nacional para uma Copa. Os outros seis atuam na J-League, sendo que três possuem experiência no futebol europeu. O processo de evolução local comprova essa curva de globalização dos atletas japoneses. Em 1998, todos os convocados atuavam no Japão, Em 2018, dos 23 nomes, 14 estavam na Europa, sendo que um atleta ainda atuava no México.
O Japão tem o objetivo claro de chegar às quartas de final da Copa do Mundo, superando as oitavas de final de 2002, 2010 e 2018. A projeção ainda aponta que o objetivo dos japoneses é chegar ao título mundial até 2050.
Dos 26 nomes, seis estiveram na Copa da Rússia: Kawashima, Nagatomo, Sakai, Yoshida, Endo e Shibasaki. Outros 10 jogadores estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Nakayama, Itakura, Tomiyasu, Tanaka, Doan, Soma, Mitoma, Kubo, Maeda e Ueda.
O Japão está no grupo E da Copa do Mundo e terá pela frente Alemanha, Espanha e Costa Rica.
Confira os 26 convocados do Japão para a Copa do Mundo:
Goleiros: Shuichi Gonda (Shimizu S-Pulse), Daniel Schmidt (Sint-Truiden), Eiji Kawashima (Strasbourg).
Defensores: Miki Yamane (Kawasaki Frontale), Hiroki Sakai (Urawa Reds), Maya Yoshida (Schalke 04), Takehiro Tomiyasu (Arsenal), Shogo Taniguchi (Kawasaki Frontale), Ko Itakura (Borussia Mönchengladbach), Hiroki Ito (Stuttgart), Yuto Nagatomo (FC Tokyo), Yuta Nakayama (Huddersfield Town).
Meio-campistas: Wataru Endo (Stuttgart), Hidemasa Morita (Sporting), Ao Tanaka (Fortuna Düsseldorf), Gaku Shibasaki (Leganes), Kaoru Mitoma (Brighton), Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt), Ritsu Doan (Freiburg), Junya Ito (Stade Reims), Takumi Minamino (Monaco), Takefusa Kubo (Real Sociedad), Yuki Soma (Nagoya Grampus).
Atacantes: Daizen Maeda (Celtic), Takuma Asano (Bochum), Ayase Ueda (Cercle Brugge).