Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Japão surpreende e avança como líder; Espanha vai às oitavas pelo saldo

Guilherme Bianchini
Tanaka marcou o gol que garantiu o Japão nas oitavas como líder do grupo
Tanaka marcou o gol que garantiu o Japão nas oitavas como líder do grupoAFP
A grande zebra da Copa do Mundo é japonesa. A seleção asiática alcançou mais uma virada relâmpago contra uma campeã mundial, venceu a Espanha por 2 a 1 e avançou às oitavas de final como líder do Grupo E. Com mais sorte do que juízo, os espanhóis passaram em segundo lugar pela vantagem no saldo de gols sobre a Alemanha, que está eliminada.

Apesar da derrota e da perda da liderança, a Espanha não tem muito o que lamentar. O adversário nas oitavas de final será o Marrocos, na próxima terça-feira (6), às 12h. Além disso, um possível encontro com o Brasil nas quartas não deve mais ocorrer.

Embalado pela primeira colocação no grupo com duas grandes seleções, o Japão terá outra pedreira pela frente: a atual vice-campeã Croácia, na próxima segunda-feira (5), às 12h.

A classificação final do Grupo E da Copa, com Japão e Espanha classificados
A classificação final do Grupo E da Copa, com Japão e Espanha classificadosFlashscore

Espanha abre o placar e domina

O gol de Álvaro Morata logo aos 11 minutos, de cabeça, parecia indicar uma vitória tranquila da seleção espanhola. Ao marcar de cabeça, o centroavante chegou a três gol em três jogos e se igualou a outros quatro jogadores na artilharia da Copa: Kylian Mbappé (França), Cody Gakpo (Holanda), Marcus Rashford (Inglaterra) e Enner Valencia (Equador).

Com a superioridade de sempre na posse de bola, a equipe de Luis Enrique chegou a sofrer com ataques perigosos do Japão, mas rapidamente assumiu o controle, trocando passes sem ser incomodada.

Japão resistiu à Espanha e foi letal no segundo tempo
Japão resistiu à Espanha e foi letal no segundo tempoOpta/StatsPerform

Filme repetido e vaga

A tranquilidade espanhola virou desespero com apenas cinco minutos de segundo tempo. Assim como fez contra a Alemanha, Ritsu Doan deixou tudo igual logo após entrar em campo, em chute forte com colaboração de Unai Simón.

A virada e o gol da classificação vieram logo na sequência. Com muita polêmica, Kaoru Mitoma se esforçou todo para evitar a saída pela linha de fundo e cruzou para Ao Tanaka empurrar para dentro. A arbitragem de campo marcou saída de bola, mas o VAR validou o lance.

A situação da Espanha, que parecia resolvida, virou um drama absoluto em pouco tempo. Com a vitória momentânea da Costa Rica contra a Alemanha, a combinação eliminava La Roja, que partiu em busca do empate.

Japão (em azul) aproveitou seu melhor momento para marcar os gols da vitória
Japão (em azul) aproveitou seu melhor momento para marcar os gols da vitóriaOpta/Stats Perform

Foi a própria Alemanha, porém, que carimbou a vaga espanhola ao virar rapidamente sobre os costarriquenhos. No fim das contas, a seleção de Luis Enrique avançou graças à goleada de 7 a 0 sobre a Costa Rica na estreia.

A Espanha ainda teve a chance de devolver a gentileza aos alemães e eliminar os japoneses, mas a pressão final esbarrou na atuação segura do goleiro Shuichi Gonda.