Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Olímpicos de Paris: 10.000 portadores da tocha em 2024

O Comitê Organizador dos Jogos de Paris
O Comitê Organizador dos Jogos de ParisProfimedia
Haverá 10.000 portadores da tocha para levar a chama olímpica por cerca de 60 departamentos franceses de maio a julho de 2024, explicaram os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

Os campeões de natação Laure e Florent Manaudou foram nomeados "capitães" do revezamento da tocha olímpica francesa, juntamente com Dimitri Pavadé (salto em distância) e Mona Francis (paratriatlo), conforme divulgado na terça-feira.

Dando início aos Jogos Olímpicos, a chama, acesa em Olímpia, na Grécia, como manda a tradição, chegará por mar a Marselha a bordo do navio de três mastros Bélem em 8 de maio de 2024. Em seguida, ela embarcará em uma jornada pela França até 26 de julho de 2024, a noite de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris.

O presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, deixou claro que o local final da iluminação "não foi decidido" e que "a Torre Eiffel não foi escolhida como local de iluminação do caldeirão".

Uma novidade do evento deste ano na França é o revezamento coletivo: um grupo de 24 pessoas, incluindo um único corredor, poderá participar, representando uma federação esportiva, por exemplo. Haverá 3.000 portadores de tochas coletivos e 7.000 portadores de tochas individuais, incluindo pessoas com deficiência e igual número de homens e mulheres com 15 anos ou mais. Cada portador da tocha carregará a chama por cerca de 4 minutos em uma distância de 200 metros.

Um terço dos portadores da tocha será selecionado pelo Comitê Organizador e pelo movimento esportivo, outro terço pelos patrocinadores do revezamento da tocha, BPCE (bancos e seguros) e Coca-Cola, outro terço por outros parceiros olímpicos e os 10% finais pelos territórios que receberão a chama. Eles podem ser educadores esportivos, grandes campeões, personalidades locais, artesãos com"know-how especial" ou pessoas"comprometidas".

O BPCE lançará sua seleção em 1º de junho e a Coca em julho. A grande maioria será conhecida no início de 2024, mas os nomes dos grandes campeões e personalidades serão revelados com o passar dos meses, juntamente com o segredo ultra-guardado do último vice-campeão.

De acordo com as regras do COI (Comitê Olímpico Internacional), as atuais autoridades eleitas e figuras religiosas não poderão carregar a chama. Os detalhes da rota do revezamento serão revelados em 23 de junho. Ela passará por 64 territórios franceses, 54 departamentos metropolitanos, cinco territórios ultramarinos e cinco territórios, como Montpellier, onde as cidades queriam participar, mas os departamentos não. Alguns dos departamentos consideraram o custo de 180 mil euros proibitivo.

Questionado sobre a segurança em torno do revezamento, o Cojo explicou que haveria "uma bolha itinerante" em torno da chama fornecida pelo Estado, à qual seriam acrescentadas forças de segurança locais adicionais em cada território.

Para os últimos Jogos Olímpicos de Verão em 2021, o revezamento da tocha olímpica foi banido das vias públicas em muitos departamentos, incluindo Tóquio, por causa da Covid. Nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, 8.000 pessoas participaram.

O revezamento da tocha dos Jogos Paraolímpicos, que chegará a Paris em 28 de agosto para a abertura dos Jogos Paraolímpicos, envolverá 1.000 portadores da tocha e será mais curto.