Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judoca francês Teddy Riner busca glória eterna na Olimpíada de Paris

Riner parte para sua quinta Olimpíada
Riner parte para sua quinta OlimpíadaProfimedia
Teddy Riner, tricampeão olímpico de judô, está de olho em ganhar mais duas medalhas de ouro em Paris 2024 para se tornar o atleta francês de maior sucesso na história dos Jogos Olímpicos.

Riner, 35 anos, duas vezes medalhista de ouro no peso pesado e campeão de equipes mistas, revolucionou o judô, esporte no qual é 11 vezes campeão mundial.

Em Paris, ele participará dos Jogos Olímpicos pela quinta vez.

Anteriormente, ele conquistou o bronze individual em sua estreia em Pequim-2008 e o ouro em Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016, antes de fracassar em sua tentativa de conquistar um histórico terceiro ouro consecutivo na categoria +100 kg em Tóquio-2020, onde acabou conquistando outra medalha de bronze.

Lucien Gaudin e Christian d'Oriola, da esgrima, são os únicos atletas franceses com quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão.

Enquanto isso, o biatleta Martin Fourcade detém o recorde francês como pentacampeão dos Jogos Olímpicos de Inverno.

“Não cabe a mim dizer”, disse Riner à AFP em uma entrevista, quando perguntado se ele se tornará o maior atleta francês da história se ganhar mais dois títulos em Paris-2024.

Melhor atleta francês da história?

“Sei que se compararmos as conquistas e analisarmos os fatos, então sim. Seria um momento de orgulho... (mas) não estou colocando pressão sobre mim mesmo. Há muitas coisas a serem feitas antes de eu conseguir um ouro olímpico, embora esse seja o objetivo”, acrescentou.

Riner, que também sonha em participar das Olimpíadas de Los Angeles-2028, diz que espera que parte de seu legado seja uma abordagem mais inteligente e profissional do treinamento.

Apesar de ter vencido tudo o que havia para vencer, Riner diz que o sentimento de vitória nunca envelhece.

“(Há) muita emoção, uma explosão de alegria, orgulho, muitas coisas ao mesmo tempo. Porque nos damos os meios para atingir nossos objetivos, estamos sempre em todo o mundo, são muitos sacrifícios”, disse Riner.

“E depois de um tempo, quando a meta que estabelecemos está ao nosso alcance, tudo fica fora de controle. E em Paris também seria uma loucura.”

Riner conquistou o primeiro de seus títulos mundiais em 2007, reinando por uma década e mudando a aparência do esporte nessa jornada.

“Muitas pessoas me dizem que eu mudei a categoria (peso-pesado), mudei algumas coisas no judô, mas sou um cara ambicioso”, disse Riner.

“Acho que ela se tornou mais atlética. Já me disseram várias vezes que eu posso mudar as regras do jogo. É verdade que nos tornamos mais atléticos, é um judô diferente”, finalizou.