Judoca Rafael Macedo sofre três punições e perde medalha de bronze nas Olimpíadas
Ele foi o único representante do dia do judô brasileiro. A derrota foi confirmada faltando apenas cinco segundos para o fim do embate, quando o brasileiro recebeu a terceira e última posição, revoltando o técnico do judoca. "Isso é uma vergonha. Até agora não entendi a marcação", reclamou Antônio Carlos Pereira, o Kiko, antes de tomar conhecimento do que motivou a decisão da arbitragem.
Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore
Contra o dono da casa, o embate se mostrou tenso já no início. Com menos de um minuto, cada judoca já havia recebido uma punição, situação que se repetiu com menos de dois minutos, deixando a dupla pendurada no tatame.
O francês era mais agressivo, com insistentes tentativas na nuca de Macedo, que se defendia bem. Quando partiu pra cima, o brasileiro viu o francês se virar para não cair de costas, mantendo o duelo vivo.
Com o golden score batendo na porta, o brasileiro teve uma pegada de manga irregular detectada pela arbitragem, decretando o final da decisiva luta.
"É minha segunda Olimpíada, um sonho estar aqui. Foi um dia muito bom, poderia ter terminado com uma medalha, mas não aconteceu. Faz parte, Deus sabe de todas as coisas. Imagino que a decisão dos árbitros tenha sido a correta. O que me fez estar aqui foi a superação diária dos treinamentos", lamentou Macedo, em entrevista ao Sportv.
Trajetória
Na primeira luta, Macedo venceu o holandês Noel Van T End, que ficou pelo caminho com três punições. Nas oitavas de final, Macedo se viu pendurado com dois shidos no golden score. Mesmo pressionado após dois minutos e meio no tempo extra, ele aplicou chave-de-braço no romeno Alex Cret para seguir vivo.
A primeira derrota do brasileiro veio nas quartas de final, por wazari, para o espanhol Tristani Mosakhlishvili. Na repescagem, Macedo encarou Juyeop Han, da Coreia do Sul e avançou para a disputa de inédita medalha em sua carreira com um waza-ari seguido de ippon.
Antes dele, o Brasil já tinha somado duas medalhas nesta edição dos Jogos. A primeira veio com Willian Lima, de prata, na categoria até 66kg. A segunda veio com Larissa Pimenta, de bronze, na categoria até 52kg.