Willian Lima fica com a prata e garante primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas
O saldo, no entanto, foi bastante positivo para o brasileiro, que foi encontrar sua primeira derrota somente na grande decisão. A campanha foi de quatro vitórias em cinco combates. O paulista, de 24 anos, tornou-se o primeiro judoca brasileiro masculino a atingir uma final olímpica desde Sydney 2000.
Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore
Diante de um adversário perigoso e eficiente, Willian buscou tomar a iniciativa, mas foi castigado por ippon. Ele já havia sofrido um wazari antes do golpe decisivo.
A campanha de Willian reservou vitória sobre uzbeque Sardor Nurillaev na estreia. Na segunda rodada, ele se beneficiou de três punições para superar Serdar Rahimov, do Turcomenistão.
Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia, foi o adversário batido nas quartas de final, com o triunfo se confirmando no golden score. Na semifinal, ele venceu o cazaque Gusman Kyrgyzbayev com um ippon no golden score, que lhe garantiu uma histórica medalha olímpica.
Antes da façanha em Paris, as principais conquistas de Willian haviam ocorrido em nível de Grand Slam. Ele obteve bronze nos Grand Slams de Tblisi e Tashkent, em 2024 e prata no Grand Slam de Antalya, em 2022.