Kylian Mbappé visita Camarões, terra natal de seu pai

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Kylian Mbappé visita Camarões, terra natal de seu pai

Kylian Mbappé em Yaoundé nesta quinta-feira
Kylian Mbappé em Yaoundé nesta quinta-feiraAFP
O atacante do Paris Saint-Germain e da seleção francesa, Kylian Mbappé, foi aplaudido de pé por centenas de torcedores nesta quinta-feira, quando chegou a Camarões para uma visita beneficente, antes de marcar presença no vilarejo de seu pai.

Um grupo de cerca de 400 pessoas, muitas delas vestindo camisas do PSG, gritou seu nome quando ele saiu do aeroporto da capital Yaoundé, como observou um jornalistada AFP.

Mbappé cumprimentou cerca de cem dançarinos tradicionais que estavam se apresentando em sua chegada, um evento que foi supervisionado por cerca de cem policiais.

Durante sua visita, que vai durar alguns dias, ele ficará hospedado em um complexo hoteleiro pertencente à família do ex-tenista Yannick Noah, o último francês a vencer o Aberto da França, em 1983, que se estabeleceu em Yaoundé e é um dos organizadores da turnê de Mbappé. Todo sorridente, o astro do futebol mundial acenou para a multidão mantida à distância pela polícia. Depois, entrou rapidamente em um SUV com vidros escuros e seguiu para Yaoundé.

Crianças surdas e com deficiência auditiva

O programa, cuja cópia foi obtida pela AFP, inclui uma visita na manhã de sexta-feira à escola para crianças surdas e com deficiência auditiva administrada pela Fundação para a Educação e Promoção dos Deficientes Auditivos (FEPPDA) em Yaoundé, seguida de uma "partida de basquete Mbappé vs Joakim", que deve envolver Joakim Noah, filho de Yannick e ex-jogador da NBA.

Na tarde de sexta-feira, ele participará de uma partida de futebol contra o FC Vent d'Etoudi, um clube camaronês presidido por Yannick Noah.

Viagem acontece em momento de indefinição do futuro do jogador
Viagem acontece em momento de indefinição do futuro do jogadorAFP

No sábado, ele viajará para Douala, a capital econômica de Camarões, onde visitará uma escola e, em seguida, viajará para Djebalé, o vilarejo de seu pai Wilfrid Mbappé, que nasceu em Douala, mas deixou Camarões e foi para a França ainda muito jovem.

"Ancestrais"

"Esta é uma oportunidade para ele visitar as duas escolas em Yaoundé e Douala que foram reabilitadas por sua associação 'Inspired By KM (IBKM)', seguir os passos de seus ancestrais em Djebalé e passar um tempo com jovens camaroneses", detalhou sua comitiva em Paris em um comunicado enviado à AFP.

uma fonte de orgulho para nós, camaroneses, porque ele é camaronês de nascimento, mas também é uma honra poder ver o melhor jogador do mundo", disse Arsène Pinlap, de 37 anos, presidente do fã-clube do PSG em Yaoundé, que viajou para o aeroporto como parte de uma delegação.

Cerca de cem dançarinos tradicionais receberam o astro francês
Cerca de cem dançarinos tradicionais receberam o astro francêsAFP

"Estamos orgulhosos de ver nosso irmão camaronês. Queremos dar a ele uma recepção muito calorosa", acrescentou Vannel Kunde, um estudante do ensino médio de 16 anos.

uma alegria imensa para nós, crianças que amamos o futebol, receber Kylian Mbappé em nosso país", exclamou Armelle Ntsama, uma estudante de 18 anos do ensino médio. O astro francês também se reunirá com "algumas das autoridades do país", incluindo o primeiro-ministro Joseph Dion Ngute, para "discutir todos os projetos que ele quer implantar em Camarões", de acordo com um comunicado da comitiva do atacante parisiense.

Futuro indefinido no PSG

A viagem a Camarões acontece em um momento em que as relações entre o astro e o PSG estão passando por uma fase complicada há várias semanas. Mbappé estendeu seu contrato com o PSG em maio de 2022 por duas temporadas, até maio de 2024, mais uma temporada adicional até 2025, uma opção que ele está livre para ativar até 31 de julho. O atacante indicou que não deseja fazer isso.

O presidente do clube, Nasser Al-Khelaïfi, aumentou a pressão ao declarar, na quarta-feira, que o atacante de 24 anos não poderia "sair de graça" e que a alternativa, aos olhos do PSG, era clara: ou ele estendia seu contrato ou "a porta estava aberta" para uma transferência.

Astro francês também se reunirá com autoridades camaronesas
Astro francês também se reunirá com autoridades camaronesasAFP