LaLiga da depressão: espanhóis voltam a campo após desastre histórico na Champions
Pela primeira vez na história, a Espanha teve três equipes eliminadas na fase de grupos da Champions, já que Barcelona, Atlético e Sevilla não conseguiram passar para as oitavas-de-final.
Até mesmo o campeão Real Madrid que, já classificado, jogava para garantir a primeira colocação do seu grupo, perdeu sua primeira partida nesta temporada: 3 a 2 para o RB Leipzig na terça-feira (25).
A equipe de Carlo Ancelotti, que receberá o modesto Girona no domingo, está no topo da classificação do Espanhol com 31 pontos, três à frente do Barcelona.
Espera-se que o treinador italiano volte a colocar em ação titulares que não jogaram no meio de semana, como Karim Benzema, Luka Modric e Federico Valverde.
"Aprende-se mais com uma derrota do que com 10 vitórias consecutivas", disse Ancelotti na coletiva de imprensa na terça-feira.
"É uma derrota que dói, mas não muito, porque ainda temos outra oportunidade no último jogo para terminar em primeiro lugar em nosso grupo".
Sevilla
O Sevilla foi o único espanhol a vencer na rodada da Liga dos Campeões (3x0 contra o Copenhague), e vai para a Liga Europa depois de terminar em terceiro no grupo.
Desfrutando do novo ânimo que trouxe a chegada de Jorge Sampaoli (que reassumiu o clube há três semanas), o time andaluz recebe o Rayo Vallecano para tentar buscar sua terceira vitória na LaLiga.
Barcelona
O clube catalão caiu na fase de grupos da Liga dos Campeões pela segunda temporada consecutiva ao levar um sacode de 3x0 do Bayern em casa (numa partida em que o Barça não conseguiu dar um único chute no alvo).
Após as contratações de Robert Lewandowski, Raphinha e Jules Kounde (23), esperava-se mais do Barcelona este ano.
A equipe de Xavi Hernandez enfrenta o Valencia de Genaro Gattuso no sábado.
"Esta é a nossa realidade e temos que enfrentá-la. Talvez fosse o que precisávamos, levar uma surra para crescer", disse Xavi na coletiva de imprensa da quarta-feira.
"É uma sensação muito ruim, mas precisamos dar um reset e nos reconectar para lutar pela LaLiga e pela Liga Europa".
Atlético de Madrid
A situação é semelhante com os Colchoneros, que ainda correm o risco de terminar em último lugar no Grupo B da Champions e não pegar nem Liga Europa como alento.
O time de Simeone tenta a reabilitação no sábado contra o penúltimo colocado Cádiz, após o desanimador empate em 2-2 em casa contra o Bayern Leverkusen.
"É um momento difícil, difícil e inesperado. É apenas a segunda vez em 10 anos que estamos fora do mata-mata", disse o técnico Diego Simeone.
"Não foi planejado, mas é a realidade. Há dois lugares para se colocar, na vitimização ou em continuar a trabalhar, eu escolho continuar trabalhando", completou.
Acompanhe a rodada da LaLiga deste fim de semana no Flashscore