Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LeBron James se torna o maior pontuador da história da NBA

Josias Pereira
LeBron James escreve mais um capítulo em sua história vitoriosa na NBA
LeBron James escreve mais um capítulo em sua história vitoriosa na NBAAFP
Sob os olhares de Kareem Abdul-Jabbar, LeBron James se tornou na madrugada desta quarta-feira (8) o maior pontuador da história da NBA. A marca foi atingida em duelo dos Lakers com o Oklahoma City Thunder, em jogo na Crypto Arena, em Los Angeles.

Sete de fevereiro de 2023. A NBA tem mais uma data memorável para colocar em seu livro de recordes. O camisa 6 dos Lakers precisava de 36 pontos para superar o lendário Kareem Abdul-Jabbar, outro ícone da franquia angelina. E, frente ao Thunder, ele conseguiu. A marca anterior de Jabbar, de 38.387 pontos, foi superada após quatro décadas. O feito aconteceu faltando 10.9 segundos para o fim do terceiro período, em um fadeaway mortal, atingindo então o tão sonhado número mágico: 38.388 pontos.

LeBron James, o rei, chegou à tal façanha em 21 anos de NBA, superando um a um dos ícones da maior liga de basquete do mundo. Como fato curioso, LeBron nasceu no mesmo ano em que Kareem ultrapassou Wilt Chamberlain e se isolou no topo da lista. Desde então, o recorde do eterno capitão de LA, o dono da 33, parecia impossível de ser quebrado. Para se ter ideia, vários jogadores tentaram. O Top 10 dos maiores pontuadores da NBA possui ainda Karl Malone, Kobe Bryant, Michael Jordan, Dirk Nowitzki, Shaquille O'Neal, Carmelo Anthony e Moses Malone.

Da atual geração, Kevin Durant aparece como um dos postulantes à marca, mas ele é apenas o 14º, com 26.684 pontos. Stephen Curry, um dos ícones da NBA atual, é apenas o 39º, com 21.183. 

Nesta jornada, LeBron conquistou quatro títulos da NBA, quatro prêmios de MVP e quatro prêmios de MVP de Finais, além de duas medalhas de ouro olímpicas com a Seleção Americana.

O camisa 6 é o maior pontuador e o quarto jogador com mais assistências na história da NBA. Entre 2011 e 2020, ele disputou nove finais. Sua única exceção foi em 2019. O histórico jogador de Akron, em Ohio, detém o recorde de atleta com mais aparições no NBA All-Star Game — são 18, com a 19ª sendo atingida nesta temporada, em Utah.

LeBron é o único atleta com sete prêmios de Melhor Jogador da NBA pela ESPY, o Oscar do Esporte Americano. Em 2019, ele foi nomeado o Atleta da Década de 2010 pela Associated Press. Em 2021, foi homenageado como um dos 75 maiores jogadores da história da NBA.