Lewandowski faz dois golaços e Barça goleia Villarreal em casa
Com oito vitórias em dez rodadas, o Barcelona ocupa a vice-liderança de LaLiga, três pontos atrás do Real Madrid. Já o Villarreal caiu para o nono lugar, fora da zona de classificação para competições europeias.
Confira a classificação atualizada de LaLiga
Após passar em branco em “El Clásico”, Lewandowski se isolou ainda mais na artilharia do Campeonato Espanhol. O polonês chegou a 11 gols, quatro a mais que Borja Iglesias (Betis) e Joselu (Espanyol). Além disso, esta foi a sexta vez na temporada que o camisa 9 marcou ao menos dois gols em um jogo, com 14 partidas disputadas em todas as competições.
Villarreal de luto
O Villarreal precisou entrar em campo no dia da morte de seu vice-presidente, José Manuel Llaneza. O dirigente chegou ao clube em 1994 e foi um dos líderes do crescimento do Submarino Amarelo, que nunca havia disputado a primeira divisão até 1998. Em tributo a Llaneza, todos os jogadores e o técnico Unai Emery usaram uma faixa preta no braço na partida contra o Barcelona.
“O clube deseja manifestar sua profunda e imensa dor, tristeza e consternação por sua irreparável perda, e enviar seu mais sincero amor e carinho a seus familiares e parentes”, lamentou o Villarreal em comunicado.
Xavi reage
O técnico do Barcelona, Xavi Hernández, resolveu fazer várias mudanças na equipe, depois de ficar em situação complicadíssima na Liga dos Campeões e perder para o Real Madrid. O treinador promoveu as entradas de Marcos Alonso, Jordi Alba, Gavi, Ferran Torres e Ansu Fati, que haviam ficado no banco no clássico do fim de semana.
Veja as estatísticas de Barcelona 3 x 0 Villarreal no Flashscore
A melhor resposta veio de Fati, que ofereceu dribles e verticalidade ao ataque blaugrana. O jovem de 19 anos foi premiado com o gol que fechou o placar, após quase se enrolar com a bola. Alba também foi importante para o resultado ao dar a assistência para o primeiro gol.
Lewandowski fura retranca
O Barcelona saiu do primeiro tempo com a vitória praticamente garantida, mas teve muitas dificuldades até os 30 minutos. As duas linhas de quatro do Villarreal vinham tendo atuação impecável, até que Pedri furou a marcação com um grande passe para Alba. Com apenas um giro, Lewandowski deixou dois zagueiros no chão e ficou em ótima posição para superar o goleiro Gerónimo Rulli.
O primeiro gol abriu a porteira da defesa visitante. Logo em seguida, Lewandowski recebeu na entrada da área e marcou um golaço, em batida colocada. Ansu Fati selou a goleada depois de receber na pequena área.
Com a vitória assegurada, Xavi aproveitou para rodar o elenco no segundo tempo. Raphinha e Ousmane Dembélé, que haviam sido titulares contra o Real Madrid, entraram e participaram da melhor jogada culé na etapa final. O brasileiro perdeu grande chance após cruzamento rasteiro do francês.