Lionel Messi "não quer mais esse tipo de pressão", diz Xavi, técnico do Barcelona
"A ilusão é gerada porque nós dois conversamos, conversamos muito, estávamos ansiosos para todas as partes, primeiro para ele, depois para mim e depois para o clube, mas as circunstâncias não foram dadas", disse Xavi em entrevista à mídia Jijantes na plataforma Twitch.
Perguntado quando começou a pensar que Messi poderia não ir para o Barcelona, o técnico do Barça disse que "notei uma mudança nos últimos dias, semanas, que talvez ele não veja isso tão claramente". Messi, nesta terça-feira, confirmou que fechou contrato com o Inter Miami, que disputa a Major League Soccer.
"Muitas vezes não nos colocamos na situação do outro jogador, falta-nos um pouco de empatia, e ser Leo não deve ser fácil", explicou Xavi.
"Imagine em que tipo de concentração Messi está, ele nunca tem paz de espírito, tem de ser nota dez em conduta, no campo, tem de ser o melhor em tudo. Ele não teve um bom momento nesses dois anos e não quer mais esse tipo de pressão", acrescentou o técnico do Barça.
"Ele explicou muito bem que quer diminuir o nível de pressão e que, se voltasse aqui, seria um dez novamente", disse Xavi, que confirmou que foi o pai e agente do jogador, Jorge Messi, quem comunicou a decisão ao Barça.
"A decisão dependia muito do que Leo queria. Ele estava muito empolgado com isso, mas as circunstâncias não ajudaram", insistiu Xavi, acrescentando que "temos de respeitá-lo, ele é o melhor da história".
O técnico do Barça aludiu às dificuldades financeiras do clube, que condicionam a capacidade do Barça de operar no mercado, impedindo-o de garantir a contratação do argentino.
"Não tem sido uma situação fácil para ele, sem dúvida", concluiu o técnico do Barça, que "estava convencido de que nos sairíamos bem com ele aqui".