Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liverpool vence Newcastle fora e se aproxima do G6 da Premier League

Guilherme Bianchini
Darwin Núñez abriu o placar para o Liverpool
Darwin Núñez abriu o placar para o LiverpoolAFP
O Liverpool bateu o Newcastle por 2 a 0 neste sábado (18), no St. James' Park, e subiu para a oitava colocação da Premier League. Darwin Núñez e Cody Gakpo marcaram os gols da partida no primeiro tempo. O goleiro Nick Pope, dos Magpies, foi expulso logo depois.

Confira a classificação atualizada do Campeonato Inglês

O Liverpool alcançou duas vitórias seguidas pela primeira vez em 2023, às vésperas do duelo contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões. O resultado deixa os Reds a três pontos do G6, com dois jogos a menos que o Fulham (6º).

A derrota em casa encerrou uma sequência invicta de 17 jogos do Newcastle na Premier League. A única derrota da equipe na competição havia sido justamente para o Liverpool, que repetiu a dose neste sábado.

Os Magpies seguem em quarto lugar, mas viram a distância para os Reds cair para seis pontos, com uma partida a mais. E o Newcastle ainda pode perder a posição para o Tottenham, que recebe o West Ham neste domingo (19).

As estatísticas da vitória do Liverpool fora de casa
As estatísticas da vitória do Liverpool fora de casaOpta by Stats Perform

Tudo no primeiro tempo

Com apenas 22 minutos, Newcastle e Liverpool já haviam proporcionado emoção de sobra para uma partida inteira. Pouco depois de Alisson defender chute de Miguel Almirón cara a cara, os Reds abriram o placar com Darwin Núñez, aos 10 minutos. O atacante recebeu grande lançamento de Alexander-Arnold e mostrou categoria para dominar e fuzilar. O uruguaio encerrou um jejum de seis partidas sem marcar na Premier League.

Aos 17, Cody Gakpo recebeu linda assistência de Mohamed Salah e bateu para fazer seu segundo gol em dois jogos. Cinco minutos mais tarde, veio o lance que selou de vez o destino do confronto.

Gakpo se estica para fazer o segundo do Liverpool
Gakpo se estica para fazer o segundo do LiverpoolAFP

Lambança de Pope

Em rápida reposição, Alisson lançou Salah no campo de ataque. Nick Pope saiu para dividir com o egípcio e acabou protagonizando uma trapalhada. O goleiro se jogou para tirar de peixinho, mas acabou segurando a bola com as mãos. O árbitro Anthony Taylor expulsou Pope na hora.

Como a suspensão vale para outros torneios domésticos, o goleiro ficará de fora da final da Copa da Liga Inglesa, contra o Manchester United, no dia 26 de fevereiro. Pope ainda precisará cumprir mais dois jogos na Premier League, já que a pena por cartão vermelho direto é de três partidas.

Trapalhada de Pope tira goleiro da final da Copa da Liga
Trapalhada de Pope tira goleiro da final da Copa da LigaAFP

Jota e Firmino entram

A vantagem numérica em campo e no placar deixou o Liverpool muito confortável. O técnico Jürgen Klopp aproveitou o segundo tempo para dar ritmo de jogo a Diogo Jota e Roberto Firmino, que voltaram recentemente de lesão.

Apesar da situação adversa, o Newcastle ainda teve outra grande chance, mas Alisson voltou a brilhar, desta vez diante de Callum Wilson. O Liverpool chegou a 12 jogos de invencibilidade contra os Magpies, com oito vitórias e quatro empates.