Liverpool vence Newcastle fora e se aproxima do G6 da Premier League
Confira a classificação atualizada do Campeonato Inglês
O Liverpool alcançou duas vitórias seguidas pela primeira vez em 2023, às vésperas do duelo contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões. O resultado deixa os Reds a três pontos do G6, com dois jogos a menos que o Fulham (6º).
A derrota em casa encerrou uma sequência invicta de 17 jogos do Newcastle na Premier League. A única derrota da equipe na competição havia sido justamente para o Liverpool, que repetiu a dose neste sábado.
Os Magpies seguem em quarto lugar, mas viram a distância para os Reds cair para seis pontos, com uma partida a mais. E o Newcastle ainda pode perder a posição para o Tottenham, que recebe o West Ham neste domingo (19).
Tudo no primeiro tempo
Com apenas 22 minutos, Newcastle e Liverpool já haviam proporcionado emoção de sobra para uma partida inteira. Pouco depois de Alisson defender chute de Miguel Almirón cara a cara, os Reds abriram o placar com Darwin Núñez, aos 10 minutos. O atacante recebeu grande lançamento de Alexander-Arnold e mostrou categoria para dominar e fuzilar. O uruguaio encerrou um jejum de seis partidas sem marcar na Premier League.
Aos 17, Cody Gakpo recebeu linda assistência de Mohamed Salah e bateu para fazer seu segundo gol em dois jogos. Cinco minutos mais tarde, veio o lance que selou de vez o destino do confronto.
Lambança de Pope
Em rápida reposição, Alisson lançou Salah no campo de ataque. Nick Pope saiu para dividir com o egípcio e acabou protagonizando uma trapalhada. O goleiro se jogou para tirar de peixinho, mas acabou segurando a bola com as mãos. O árbitro Anthony Taylor expulsou Pope na hora.
Como a suspensão vale para outros torneios domésticos, o goleiro ficará de fora da final da Copa da Liga Inglesa, contra o Manchester United, no dia 26 de fevereiro. Pope ainda precisará cumprir mais dois jogos na Premier League, já que a pena por cartão vermelho direto é de três partidas.
Jota e Firmino entram
A vantagem numérica em campo e no placar deixou o Liverpool muito confortável. O técnico Jürgen Klopp aproveitou o segundo tempo para dar ritmo de jogo a Diogo Jota e Roberto Firmino, que voltaram recentemente de lesão.
Apesar da situação adversa, o Newcastle ainda teve outra grande chance, mas Alisson voltou a brilhar, desta vez diante de Callum Wilson. O Liverpool chegou a 12 jogos de invencibilidade contra os Magpies, com oito vitórias e quatro empates.