Liverpool x City: 6 estrelas que jogaram nos dois lados do clássico
Os torcedores do Manchester City e os do Liverpool olhariam para Manchester United e Everton como seus verdadeiros rivais, respectivamente, mas não há como negar a rivalidade moderna dos comandados de Jürgen Klopp e Pep Guardiola.
Na maioria dos dérbis, é raro que ambos os lados compartilhem uma ampla lista de ex-jogadores. Mas Liverpool e City não precisam ir além de James Milner para ter exemplos de jogadores que obtiveram sucesso em ambos os lados da rivalidade mais recente da Premier League.
Neste artigo, vamos relembrar algumas das maiores estrelas que jogaram por ambos os clubes. A lista a seguir não possui ordem de classificação.
James Milner
O vice-capitão do Liverpool, Milner, é uma raridade entre os jogadores que representaram os dois clubes, já que ele se juntou aos Reds saindo diretamente do Manchester City.
Depois de passar cinco temporadas no Etihad, conquistando dois títulos da Premier League e ambas as copas nacionais, o meio-campista encerrou seu vínculo com o City.
Apenas algumas semanas depois de jogar seu último jogo pelo lado azul de Manchester em 2015, foi anunciado que Milner se juntaria ao Liverpool em uma transferência a custo zero.
O jogador de 36 anos jogou 301 vezes pelos Reds nos últimos sete anos e ganhou todos os troféus disponíveis, incluindo o cobiçado título da Liga dos Campeões em 2019.
Kolo Touré
Mais lembrado por seu tempo no Arsenal, Kolo Touré foi uma das primeiras contratações do City no final dos anos 2000.
O ex-capitão da Costa do Marfim jogou quatro temporadas com os Citizens, conquistando um título da Premier League, antes de seguir o mesmo caminho que Milner faria para o Liverpool.
Touré foi importante em Anfield, fazendo 71 jogos no total e marcando uma vez. Ele ganhou a Copa das Nações Africanas enquanto estava no Liverpool.
Raheem Sterling
Indo na direção oposta, agora no Chelsea, Raheem Sterling trocou o Liverpool pelo City em 2015, em uma transferência que chateou muito os fãs de Anfield.
Tendo passado pelas categorias de base do Liverpool, os torcedores sentiram que era uma traição se juntar ao City em ascensão.
Sterling, no entanto, não se arrependeria de sua decisão, conquistando quatro títulos da Premier League, além de uma FA Cup e uma Copa da Liga durante suas sete temporadas com o City.
Daniel Sturridge
Pode passar despercebido que Daniel Sturridge já jogou no Manchester City, mas foi na academia de jovens do clube que ele se formou em 2006.
No entanto, o ex-atacante da Inglaterra não conseguiu crescer no clube, e foi para o Chelsea três anos depois com 32 jogos no time principal em seu currículo.
Sturridge não teve a melhor sorte em Londres, onde lutou contra lesões, mas assinaria pelo Liverpool em 2012 e faria uma parceria famosa com Luis Suárez.
O jogador de 33 anos passou sete de seus melhores anos no Liverpool, marcando 67 gols em 160 jogos. Sturridge finalmente colocou as mãos nas taças como jogador dos Reds em 2019, vencendo a Liga dos Campeões.
Nicolas Anelka
Indo um pouco mais para o passado para encontrar os próximos jogadores, Nicolas Anelka é o andarilho mais famoso mencionado neste artigo. Então, pode não ser surpresa que ele tenha jogado pelo Liverpool e pelo City.
Anelka passou uma temporada emprestado ao Liverpool em 2001/02, mas os Reds não se mobilizaram para contratá-lo em definitivo.
O francês, saiu, saiu do Paris Saint-Germain para o Manchester City, passando três anos com o clube antes de se transferir para o Fenerbahçe.
Robbie Fowler
Há um punhado de heróis do Liverpool que passaram seus anos finais de carreira no City, mas Robbie Fowler é definitivamente o mais famoso.
Fowler, produto das categorias de base dos Reds, passou oito anos no clube - marcando 171 gols e conquistando cinco grandes títulos ao longo do caminho, consolidando seu status de lenda de Anfield - antes de chegar ao Leeds United em 2001.
Ele então assinaria com o City no ano seguinte, aos 28 anos, fazendo 92 jogos em quatro temporadas antes de assinar novamente com o Liverpool em 2006 e jogar por seu clube de infância por mais dois anos.
Menções honrosas: Mario Balotelli, Steve McManaman, Didi Hamann, Craig Bellamy, David James, Nigel Clough.