Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Magnus Carlsen fala pela 1ª vez após desencadear acusações de trapaça contra Niemann

Magnus abandonou um torneio pela 1ª vez e virou o mundo do xadrez de cabeça para baixo
Magnus abandonou um torneio pela 1ª vez e virou o mundo do xadrez de cabeça para baixoProfimedia
O campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen (30) finalmente falou na quarta-feira (21) sobre a maior polêmica da história recente do xadrez – desencadeada por ele mesmo –, mas não esclareceu se o norte-americano Hans Niemann trapaceou contra ele.

Magnus botou mais lenha na fogueira na segunda-feira (19), depois de abandonar abruptamente a partida contra o americano de 19 anos no torneio on-line da Julius Baer Generation Cup após uma jogada.

O jogo aconteceu em meio alegações de que Niemann teria trapaceado para alcançar o ranking que tem hoje, e também recorrido à ajuda externa para vencer Carlsen no último confronto entre os dois no tabuleiro.

A polêmica começou quando Magnus Carlsen, campeão mundial desde 2013, abandonou um torneio no início do mês pela primeira vez em sua carreira. Ele saiu no meio da Copa Sinquefield em St Louis, EUA, depois de perder inesperadamente com as peças brancas para o norte-americano, que está quase 200 pontos ELO atrás do melhor do norueguês.

Foi a primeira derrota com as brancas em um jogo clássico do número um do mundo desde que ele perdeu para Levon Aronian em outubro de 2020.

No dia seguinte à derrota para Niemann, Carlsen explicou sua retirada do torneio tweetando um vídeo do treinador José Mourinho no qual ele dizia: "Se eu falar algo, estou em grandes apuros".

O tweet provocou uma avalanche de comentários e alegações de que Niemann havia trapaceado para vencer o jogo, e a polêmica ganhou manchetes mundo afora.

Elon Musk também entrou na confusão, dizendo que o americano poderia ter usado um plug anal para receber indicações de jogadas.

O árbitro chefe da Copa Sinquefield, Chris Bird, disse logo após a desistência de Magnus de que não havia nenhuma indicação de trapaça no torneio.

Niemann havia sido anteriormente banido do Chess.com por ter consultado o computador em jogos no site. Ele admitiu não ter jogado de forma limpa por duas vezes apenas na carreira, há anos atrás.

O enxadrista americano negou, porém, qualquer ato ilícito em jogos clássicos.

Perguntado sobre a desistência surpresa em St. Louis e o abandono de segunda-feira, Carlsen disse à TV norueguesa NRK: "Infelizmente, não posso falar sobre isso.”

"Mas as pessoas podem tirar suas próprias conclusões e certamente o fizeram, e devo dizer que estou muito impressionado com o jogo de Niemann e acho que seu mentor Maxim Dlugy deve estar fazendo um ótimo trabalho".

Perguntado se sua decisão tinha algo a ver com a suspeita de trapaça, Magnus disse: "Não posso comentar sobre isso".

Hans Niemman e o campeão mundial ainda podem se cruzar na final da Julius Baer Generation Cup, torneio parte do Chess Masters tour.

Veja abaixo a entrevista de Magnus: